Cine debate destaca a emancipação feminina nos movimentos sociais e populares

A Adufes e o Fórum de Mulheres do ES realizam na Ufes (campus de Goiabeiras), uma atividade de formação política no mês Internacional de Luta das Mulheres. Na sexta-feira (20/03), será exibido o filme “O Sal da Terra” (EUA, 1954), do diretor Herbert J. Biberman, seguido de debate sobre a luta política das mulheres pela emancipação social. A debatedora será a professora de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense (UFF), Eblin Farage, que já presidiu o sindicato dos professores da universidade (ADUFF).

“O Sal da Terra” tem como foco uma greve de mineiros numa cidade do Novo México. Na trama, as condições de vida e de trabalho impostas pelos encarregados da mina e no centro da narrativa, um casal de origem hispânica. O foco de tensão é a firme determinação do marido de impedir que sua mulher se envolva no encaminhamento da greve. No entanto, ele enfrenta da parte dela forte determinação para, com outras companheiras, participar do movimento grevista.

Emancipação da mulher. No decorrer da greve, os papéis de Ramon e Esperanza, personagens centrais, invertem-se: um mandado de segurança contra os grevistas masculinos faz com que as mulheres assumam as atividades piqueteiras, deixando aos homens as tarefas domésticas. As mulheres evoluem de uma posição de subordinação para igualdade, aliadas em busca do objetivo comum. Em pauta, a questão da igualdade de gênero, de expressão e emancipação social da mulher.

A diretora da Adufes e militante do Fórum de Mulheres do ES, Renata Couto Moreira, destaca que papel emancipatório da sociedade capaz de propiciar transformação só será pleno quando as mulheres trabalhadoras estiverem inseridas de forma equitativa nesse processo. “Como pensar esse potencial emancipatório se as mulheres que compõem essa classe são excluídas dos processos de organização ou inseridas de forma subalterna?”, questiona. De acordo com ela, o filme irá ajudar a discutir essa e outras problemáticas, que envolvem questões de gênero e participação social da mulher.

A atividade é uma realização dos Grupos de Trabalho Política Agrária e Meio Ambiente (GTPAUA) e Etnia Classe e Gênero (GTECG) da Adufes. A ação tem o apoio do Fórum de Mulheres do ES, do Cine Metrópolis e da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes.

Serviço

Filme: O Sal da Terra

Data: 20 de março (sexta-feira)

Horário: 9 horas

Local: Cine Metrópolis/Ufes

Debatedora: Eblin Farage (UFF)

 

Fonte: Adufes