Autores de “A pulsão plebeia” e “Nem classe trabalhadora, nem socialismo” lançam livros na Adufes

O sociólogo Ruy Braga, autor de “A pulsão plebeia”, e Juary Chagas, membro do ILAESE (Instituto Latino-Americano de Estudos Sócio-Econômicos) e mestre em Serviço Social, estarão nesta quinta-feira, 25, às 20 horas, lançando suas obras na sede da Adufes, em Vitória (campus de Goiabeiras/Ufes).  O lançamento, que contará com debate, tem o apoio do GT de Formação Sindical da entidade. A entrada é franca.

 “A pulsão plebeia : Trabalho, Precariedade e Rebeliões Sociais”, do sociólogo e professor da USP Ruy Braga  analisa como a piora nas condições sociais e a precarização de empregos mobilizaram jovens brasileiros e europeus.  O pesquisador identifica, ainda,  os trabalhadores precários como a força motriz do atual ciclo de protestos que varre o planeta.

 “Enlaçando o proletariado precarizado e os setores mais autônomos em vias de proletarização, a pulsão plebeia manifesta-se insistentemente naquilo que certa vez o autor chamou de “a rebelião do precariado global”, destaca o site editora Alameda, que publicou o livro. Além disso, o sociólogo demonstrou, por meio da comparação entre Brasil e Portugal, como a cooperação entre estes setores é possível e necessária. Ruy Braga é professor da Universidade de São Paulo, no Brasil, e autor de livros como “A Política do Precariado”, “A Hegemonia às Avessas” ou “Infoproletários”.

nem classe trabalhadora nem socialismo - o pt das origens aos dias atuais-1Análise crítica da trajetória do PT.  Já o livro “Nem classe trabalhadora, nem socialismo – o PT das origens aos dias atuais”, de Juary Chagas, busca explicar as transformações que levaram o Partido dos Trabalhadores a se tornar um instrumento de administração do capitalismo, completamente adaptado a ordem. “ O debate também em torno desta obra se torna de fundamental importância em um momento em que o governo Dilma tem índices de aprovação baixíssimos”, lembra Raphael Furtado, diretor da Adufes e integrante do GT de Formação Sindical.

Fonte: Adufes