Atenção: assembleia dos/as professores/as da Ufes debate greve nesta terça-feira (7)

A Adufes convoca todos/as os/as docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) para a assembleia geral da categoria, que acontece às 15 horas, no dia 7 de julho (terça-feira), no Auditório do Centro de Ciências Exatas (CCE) – campus de Goiabeiras/Vitória. A pauta abordará a adesão dos/as professores/as da Ufes à greve nacional dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior do Andes-SN (IFEs). 

A cada dia novas seções sindicais do Sindicato Nacional aderem ao movimento paredista e as que já estão paralisadas votam pela permanência e fortalecimento da greve, que, atualmente já conta com a adesão de 38 seções sindicais, segundo o último quadro divulgado pelo Comando Nacional de Greve (CNG), dia 25. Na pauta de reivindicações dos docentes está a defesa do caráter público da universidade, melhores condições de trabalho e ensino, garantia da autonomia universitária, reestruturação da carreira docente e valorização salarial de ativos e aposentados.

Movimento paredista. A greve nacional dos docentes nas Instituições Federais de Ensino (IFE) do Andes-SN completou um mês no domingo (28).

Governo propõe reajuste salarial abaixo da inflação para os SPF. O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fórum dos SPF) e outras entidades sindicais se reuniram no dia 25/06 com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog), em Brasília (DF), para negociar suas pautas de reivindicações. O Mpog, entretanto, apresentou proposta apenas para reajuste salarial – 21,3% parcelado anualmente de 2016 a 2019 – e não quis tratar das demais reivindicações.

De acordo com a proposta, o reajuste parcelado, pago anualmente, nos meses de janeiro, de 2016 a 2019. No primeiro ano, o reajuste seria de 5,5% – nos demais seria, em ordem, de 5%, 4,75% e 4,5%. O ministério ressaltou que trataria apenas desse item da pauta de reivindicações, estando, do ponto de vista do governo, a negociação dos demais pontos e as reuniões setoriais dependentes do acordo em relação ao reajuste proposto.

Para Paulo Rizzo, presidente do ANDES-SN, que esteve presente na reunião e lembrou que os SPF reivindicam reajuste de 27% em parcela única no mês de janeiro de 2016, e também que os trabalhadores querem discutir todos os pontos da pauta de reivindicações, não apenas o reajuste salarial. De acordo com o docente, todas as entidades presentes na reunião rechaçaram a proposta apresentada pelo Mpog.

Como o Mpog não tinha proposta sobre o prosseguimento da negociação, os servidores propuseram que uma próxima reunião fosse marcada para o dia 7 de julho, o que foi acordado. Nesse meio tempo, as entidades avaliarão em suas bases a proposta de reajuste.

Paulo Rizzo, ao final da reunião, criticou a proposta apresentada. “Como vamos nos comprometer com um acordo que estabelece quatro anos de reajuste sem saber qual será a inflação dos próximos anos? Nossa posição é que os acordos salariais devem ter apenas um ano de duração. Queremos que o governo reavalie a proposta, e também que debata os demais pontos da pauta de reivindicações dos SPF”, disse o presidente do ANDES-SN.

Plenária irá eleger o delegado e observador para o 60º Conad

Ainda na assembleia do dia 07/07, os/as associados/as escolherão o/a delegado/a e observadores/as que irão participar do 60º Conselho do Andes-SN – Sindicato Nacional – (CONAD), instância deliberativa do sindicato. Durante os quatro dias, os/as participantes do Conselho atualizarão os planos de lutas, geral e dos setores, da entidade para enfrentar os desafios do próximo período.

O encontro será organizado pela Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo, a Adufes, entre os dias 13 e 16 de agosto. De acordo com o presidente da entidade, Edson Cardoso, a diretoria conta com a presença massiva dos/as professores/as. “Os/ as docentes da Ufes terão oportunidade de qualificar os debates sobre vários temas sociais, por meio de projetos que irão incorporar as nossas lutas. Além disso, a atividade permitirá aprofundar a aproximação do Sindicato Nacional com os professores/as da Universidade”, destacou.

O tema do Conad é Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação. 

*Com informações do Andes-SN

Fonte: Adufes