Jornal Fique por Dentro traz Adufes sedia o 60º Conselho do Sindicato Nacional (Andes-SN)

 O informativo da Adufes está sendo enviado pelos Correios para as residências dos/as associados/as 

Na capa, o jornal destaca a realização do Conad do Andes-SN que será entre os dias 13 e 16 de agosto, no campus de Goiabeiras – Ufes, em       Vitória. Durante a segunda quinzena de agosto mais de 200 professores/as, entre delegados e observadores/as, estarão no 60º Conad.  A atividade acontece no Auditório Manuel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). O evento terá início às 9 horas do dia 13 de agosto (quinta-feira), com o credenciamento dos delegados/as e observadores/as do Conselho do Andes-SN.   A plenária de abertura acontece às 10 horas e contará com a presença das principais lideranças sindicais e representantes dos movimentos populares.

O texto da página 2, 60º Conad debate carreira e direitos de aposentadoria, destaca o processo de desestruturação em curso da carreira docente. Até 1987, de acordo com o diretor do Andes-SN, Amauri Fragoso, a categoria tinha uma carreira definida e com uma lógica de promoções e ascensões. “O/a professor sabia quanto ia ganhar durante a sua carreira e após se aposentar. A partir dos anos 90 começam as tentativas de desestruturação do Regime Jurídico Único (RJU) e se prolonga até os dias atuais”, relata.

Delegado e observadores/as da Adufes. O sindicato participará do encontro com uma delegação composta por um delegado e 11 observadores/as. O professor Rafael Vieira Teixeira participará da atividade como delegado. São observadores Alexandre dos Santos Anastácio, André Michelato, Áureo Banhos dos Santos, Cenira Andrade Oliveira, Francisco Mauri da Conceição Freitas, Leonardo de Resende Dutra, Gilberto Augusto de Oliveira, José Antônio da Rocha Pinto, Raphael Góes Furtado, Renata Couto Moreira e Valter Pires Pereira.    

Nesta edição os/as associados/as poderão ler Conad discute conjuntura e os desafios do movimento docente.    A secretária-geral do Andes-SN, Cláudia Marcha, conta que muitas universidades não conseguirão terminar o próximo período letivo, pois estão sem condições mínimas de funcionamento. O pacote de austeridade do governo federal exige respostas da categoria.

Veja ainda: A educação pública não pode pagar pela crise!; CSP-Conlutas reforça preparação da greve geral durante o Conad; Programação do Conad; prestação de contas.

Veja o jornal em PDF

Fonte: Adufes