A capital capixaba recebe o 60º Conad do Andes-SN

A “Ilha do mel”, como é conhecida Vitória recebe na próxima semana, o 60º Conselho do Andes-SN (Conad) que será realizado entre os dias 13 e 16 de agosto, no campus de Goiabeiras/Ufes – Vitória.

Na próxima semana o Andes-SN realizará mais uma edição do Conad. Cerca de 200 professores/as de todo país, entre delegados/as e observadores/as, das diversas Seções Sindicais do Sindicato Nacional estarão reunidos no evento da categoria, que neste ano será sediado pela Adufes. O tema desta edição do Conad é Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da liberdade da organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação.

A tarefa dos/as participantes é discutir a conjuntura e atualizar os planos de lutas gerais e específicos do Andes-SN frente a diversos desafios políticos e organizativos, aprovados no 34º Congresso da entidade, instancia máxima de deliberação do sindicato, realizado em Brasília (DF), em fevereiro deste ano.

As plenárias serão realizadas no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras e terão início às 9 horas do dia 13/08 (quinta-feira).

Para o presidente da Adufes, Edson Cardoso, a expectativa é que o Conad possa fortalecer a luta da categoria. “O Conselho do Andes-SN acontece em um momento de intensa mobilização com a greve dos docentes federais e de profunda precarização das condições de trabalho, aprofundadas pelos cortes de verbas na educação. Essa conjuntura será debatida durante o evento”, destaca Edson.

Credenciamento. O credenciamento prévio de delegados/as e observadores/as poderá ser feito do dia 13 de julho a 12 de agosto. No dia do evento (13/08), das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 17 horas.

Abertura. A plenária de abertura será às 10 horas e também contará com a presença de representantes sindicais e de movimentos sociais e populares, além de docentes filiados/as.  A partir de então, até domingo (16/08), o Conad se dividirá em plenárias e reuniões em grupos mistos.

Temário. Os temas que serão discutidos durante o 60° Conad são Tema I – Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do Andes-SN frente às ações estabelecidas no 34° Congresso; tema II – Avaliação e atualização do Plano de Lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores; tema III – Avaliação e atualização do plano de lutas: setores e tema IV – Questões organizativas e financeiras.

Vitória já recebeu o 4º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em 1985, e sediou dois Conads, o 6º em 1982 e o 46º em 2003.

 

Leia ainda:

Divulgado Caderno de Texto do 60º Conad

Fonte: Adufes