Definida data do Seminário preparatório ao II ENE no Espírito Santo

A etapa preparatória será nos dias 17 e 18/05, no campus de Goiabeiras/Ufes (auditório a confirmar)

A programação do evento foi definida nessa quarta-feira, 04, na sede da Adufes, por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), comissão eleitoral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e integrantes das chapas Voz Ativa DCE e Reviravolta DCE.  As discussões envolveram a diretoria da Adufes e integrantes de vários Grupos de Trabalho da entidade, como o de Política Educacional (GTPE), Comunicação e Arte (GTCA), Seguridade Social/Assuntos para Aposentadoria (GTSS/A), Política de Formação Sindical (GTPFS) e o GT-Verba.

reuniao ene6Na reunião de planejamento, o Comitê confirmou os temas da mesa de abertura do evento, sendo que cada entidade ficará responsável por indicar os palestrantes. A abertura será dia 17, às 18h30. Os eixos em discussão serão: Avaliação do I ENE, que será feita pela Adufes e pelo Andes-SN; formação dos trabalhadores e das trabalhadoras da educação, a cargo do Sintufes e da Fasubra (Federação); acesso e permanência (movimento estudantil) e educação básica (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do ES- Sindiupes).

Já no segundo dia, a discussão dos eixos temáticos será feita em grupos de estudos e os encaminhamentos debatidos em plenária geral. Um documento com a sistematização das discussões será levado ao II Encontro Nacional de Educação (ENE) que ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho de 2016 em Brasília- DF.  Com o tema “Por um projeto Classista e Democrático da Educação”, o II ENE tem por finalidade debater os obstáculos da educação pública no país, agrupando os diversos trabalhadores em educação.

“O objetivo da etapa preparatória é construir propostas que façam o contraponto ao projeto de mercantilização do ensino presente no Plano Nacional de Educação (PNE), construído pelo governo federal” ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. De acordo com Rocha, “é preciso unificar as lutas em defesa da educação pública. E apontar outra  perspectiva de educação – referenciada no Plano Nacional de Educação (PNE) – Proposta da Sociedade Brasileira”.

Caderno de Textos da etapa preparatória. reuniao ene2Para subsidiar a discussão local, as entidades presentes na reunião de planejamento definiram que vão elaborar e publicar Textos de Resolução que ajudarão também a socializar o debate junto à comunidade acadêmica. O prazo para finalização dos textos é 12/05 e a próxima reunião do comitê está agendada para o dia 13/05 (quinta-feira), às 16 horas, na sede da Adufes. Além de ultimar os preparativos para o Seminário Preparatório ao II ENE, o comitê definirá a montagem das caravanas que irão para o evento nacional.

 

O que é o ENE
O ENE é realizado pelo Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, criado pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), seções sindicais e diversos movimentos sociais. A edição deste ano discutirá propostas em torno do tema  Por um projeto classista e democrático de educação. Norteiam os debates, os eixos Gestão: democracia, eleições, conselhos, autonomia; Financiamento: dívida pública, ajuste fiscal e educação, ressignificação do caráter público da educação; Formação e Trabalho Docente: reforma curricular, carreira, produtivismo, Educação a distância (EAD) e a precarização da formação e do trabalho docente; Avaliação: meritocracia, produtivismo, avaliações externas, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES); Acesso e Permanência: moradia, transporte, alimentação, bolsa, creches, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Sistema de Seleção Unificada (SISU), Vestibular e Cotas; além de Gênero, Sexualidade e Questões étnico-raciais.


O que é o PNE
O Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado pelo governo federal em junho de 2014 determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. As entidades e movimentos sociais comprometidos com a educação pública fazem graves críticas à proposta, principalmente por prever investimento financeiro público no setor privado. Nesse sentido, os 10% do PIB aprovados para o financiamento na educação não serão exclusivamente destinados para a rede de ensino pública, indo na contramão da garantia da educação gratuita, pública, laica, de qualidade socialmente referenciada para toda a população, em todos os níveis – como defende o ANDES-SN. De acordo com o PNE aprovado, o investimento na educação será ampliado progressivamente: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da lei, e 10% do PIB ao fim do período de dez anos. Ou seja, a aplicação, além de não ser exclusiva para a educação pública, será gradual
.

Fonte: Adufes