Reforma Trabalhista e Previdenciária em debate amanhã, sexta-feira, no Ifes

A atividade ocorrerá às 8 horas, no Auditório do Instituto Federal de Educação Tecnológica do ES (Ifes) – campus Vitória, em Jucutuquara.

A proposta do Sintec-ES e da Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, que agrega várias entidades sindicais e entre elas a Adufes é  de debater de forma ampla sobre a Reforma Trabalhista e Previdenciária. A atividade contará com a participação do Senador Paulo Paim, Coordenador das Frentes Parlamentares Mista em Defesa dos Direitos dos Trabalhadores.

O fórum tem objetivo de discutir um plano de lutas contra a retirada de direitos históricos dos trabalhadores. “O evento deve pensar em atividades que avancem no sentido da construção de um polo dos trabalhadores, contra o governo e a oposição de direita”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Reformas da Previdência. O projeto de alterar a Previdência e os direitos trabalhistas, já estava presente na Agenda Brasil apresentada no ano passado no Congresso Nacional e agora prevista no plano “Ponte para o Futuro”, no governo interino de Michel Temer. Entre as mudanças está a criação de idade mínima para aposentadoria, fim do piso de um salário mínimo para aposentadorias e pensões e redução do valor das pensões por morte.

Reforma Trabalhista. Os acordos entre patrões e sindicato podem abrir caminho para divisão das férias em mais de dois períodos, divisão do 13º salário em parcelas mensais, fim da multa do FGTS e do 1/3 das férias, restrição do direito de greve.

Fonte: Adufes