Comando Local de Greve dos docentes realiza primeira reunião

Próximo encontro do grupo será sexta-feira, 18, às 10h, na sede do Adufes.

O Comando Local de Greve (CLG) dos docentes da Ufes esteve reunido na manhã desta quarta-feira (16/11), na sede da Adufes, em Vitória, discutindo um calendário de atividades de mobilização com vistas o fortalecimento do movimento grevista nos campis da Grande Vitória e interior do ES (Alegre e São Mateus).

Os presentes discutiram também ações para a participação dos docentes nas atividades do Dia Nacional de Paralisação e Mobilizações, programado para o próximo dia 25, contra as medidas políticas que prejudicam os trabalhadores brasileiros. Entre os ataques está a PEC 241/2016 (hoje PEC 55) que congela os gastos públicos, principalmente, da saúde e da educação por 20 anos.

“Esse é um golpe mortal contra o avanço e a melhoria da qualidade do ensino público”, ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. O CLG volta a se reunir na próxima sexta-feira, 18, às 10h, na sede do sindicato. A atividade contará com a participação de representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes) e dos estudantes, categorias que também deflagraram greve na universidade.

Frente Estadual em Defesa da Previdência. E nesta quinta-feira, 17, às 9 horas, integrantes do Comando Local de Greve participam de reunião da Frente Estadual em Defesa da Previdência. A atividade será no auditório da Previdência Social, na av. Beira-Mar (Vitória).

Além da definição de como será o próximo Dia Nacional de Protestos, Paralisações e Greves no Espírito Santo, a Frente – formada por vários sindicatos, entre eles a Adufes – acertará detalhes sobre a Marcha Nacional que ocorrerá em Brasília para pressionar pela não aprovação da PEC 55.

O exame da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) em primeiro turno deverá ser no dia 29 /11 e o segundo turno, em 13/12. Para ser aprovada e já entrar em vigor, a PEC do Fim do Mundo precisa atingir 49 votos, de um total de 81 senadores.

Caravanas. Várias caravanas deverão sair do ES para participar da Marcha Nacional que tem como lema “Ocupar Brasília Contra a PEC 241(hoje 55)”. Estão na pauta do movimento todos os ataques governamentais, em especial ligados à educação, como lei da mordaça e a reforma do ensino médio (MP 746);  as contrarreformas da legislação trabalhista e da Previdência. 

Fonte: Adufes