Base da Adufes comparece às urnas no segundo dia das eleições do Andes-SN

Porcentagem de votantes oscilou nos dois primeiros dias. Votação acontece até sexta (6).

Em formato totalmente remoto, as eleições para a diretoria do Andes-SN acontecem, na Adufes, através de quatro salas virtuais desde terça (3). Docentes entram no sistema do sindicato  com número de CPF e são conduzidas/os a salas de identificação, em que estão mesários e fiscais. Recebem, na sequência, o link para votação, através de e-mail ou celular, conforme preferem.

Apesar de alguns problemas nos procedimentais técnicos – em nível nacional – no primeiro dia, a votação transcorreu bem, segundo Junia Zaidan, presidente da Comissão Eleitoral Local (CEL). “Tivemos cerca de 80 votantes no primeiro dia e 48, no segundo. Estamos trabalhando para que essa porcentagem aumente até esta sexta-feira, 6, último dia da votação”, diz Junia, destacando que o comparecimento da categoria é imprescindível para fortalecer o Sindicato Nacional. A votação telepresencial desta sexta-feira ocorre de 9h às 21h.

Votação na sede da Adufes. A CEL montou suporte na sede do sindicato, em Vitória, para eleitoras/es que eventualmente precisem de computador e conexão para votarem. Hoje (quinta-feira,5), a estrutura estará disponível das 14h às 17h.  “Imprescindível que as/os eleitoras/es usem máscara e observem o distanciamento físico sinalizado na sala”, orienta a professora Marluce Simões, integrante da CEL. De acordo com a docente, as eleições do Andes-SN acontecem em momento muito grave, de duros ataques à categoria docente e ao conjunto do serviço público. “Seja qual for a chapa vencedora, a ida às urnas legitima a nova direção do Sindicato Nacional, que tem papel imprescindível para os enfrentamentos necessários”.

Mesários e fiscais. Trabalham no pleito mesários selecionados na comunidade da Ufes (estudantes, servidores técnicos e docentes) e fiscais indicadas/os pelas chapas concorrentes. “Uma das muitas diferenças em relação às eleições anteriores é que os suplentes precisam ficar de plantão, dada a probabilidade alta de interrupções na conexão e outras intercorrências ligadas à natureza virtual do processo”, lembra o diretor da Adufes, Edson Cardoso, que também atua na CEL.

O treinamento dos mesários aconteceu no último sábado (31) e foi repetido na manhã de segunda (2) para quem não compareceu no fim de semana. Em várias sessões nacionais de capacitação, a empresa contratada pelo Andes-SN para prestar o serviço de plataforma e suporte ao sistema credenciou e orientou os mesários (titulares e suplentes).

O professor Fábio de Castro, também integrante da CEL, ressalta que o processo eleitoral tem sido um sucesso. “Temos garantido o direito e o acesso ao voto a todas/os sindicalizadas/os que estão respondendo ao chamado da democracia. Todo o trabalho e o custo dispendido no processo eleitoral está valendo a pena”, finaliza.

Saiba como votar nas eleições do ANDES-SN:

Tutorial em vídeo e Tutorial escrito

Instruções fornecidas no site do Andes-SN para votar

Fonte: Adufes