Jornada de Nacional de Lutas contra a Reforma Administrativa e outros ataques do governo terá início nesta terça, 8

Trabalhadoras/es do serviço público e das estatais realizarão jornada até quinta (10/12), com diversas atividades e ato em Brasília. As ações on-line serão transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube do Andes-SN.

A pandemia da Covid-19 continua se agravando no país e hoje já são mais de 177.006 óbitos registrados e 6.605.245 diagnósticos. Além da ausência de políticas efetivas de combate à doença e assistência à população por parte do governo Bolsonaro, e também de governos estaduais e municipais, trabalhadoras e trabalhadores enfrentam, ainda, o aprofundamento da crise social e econômica, com sucessivos ataques aos serviços públicos, o que inclui a Proposta de Emenda Constitucional nº32, conhecida como Reforma Administrativa, que altera a natureza do próprio Estado brasileiro, estabelecida na Constituição.

Diante desse cenário de desmonte, os servidores públicos federais e os trabalhadores das estatais estão convocando para a Jornada de Lutas entre 8 e 10 de dezembro. As atividades contarão com transmissões nas redes sociais e também está prevista a realização de ato nacional em Brasília. A organização da mobilização foi discutida na 3ª Plenária Nacional dos Servidores Públicos e Trabalhadores das Estatais, que ocorreu no último dia 5 e contou com a participação de cerca de 150 representantes de entidades e de fóruns estaduais.

Nesse evento, a Adufes foi representada pela diretora Junia Zaidan, que também falou em nome do fórum no ES contra a reforma administrativa, denominado Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade, criado em agosto de 2020.  Para a docente, a ampliação desta articulação em todo o Brasil mostra que os trabalhadores estão em franca mobilização contra a Reforma Administrativa. “São centenas de grupos de trabalho, fóruns em todos os estados, com uma pauta unificada e realizando plenárias, produzindo documentos, atos presenciais, nas condições mais adversas. Em Vitória, seguimos firmes com o Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade, que já conta com cerca de 60 entidades, incluindo 4 centrais sindicais”, destacou Junia. Leia aqui a carta aberta do Movimento em Defesa de Direitos e Serviços Públicos de Qualidade.

Ufes contra a PEC 32. No último dia 03 de dezembro, a Administração Central da Ufes realizou plenária aberta e ampliada dos conselhos superiores da universidade (Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e o Conselho de Curadores). O tema central da ocasião foi a Reforma Administrativa, objeto de análise técnica e política, que redundou na tomada de posição da Ufes contra sua implementação.

Ataques. O governo não parou de atacar os direitos das/os trabalhadoras/es nem mesmo durante a pandemia da Covid-19. Pelo contrário, Bolsonaro e o Congresso seguem com sua agenda de destruição dos serviços públicos e cortes nos auxílios à população em vulnerabilidade social. Paulo Guedes, Ministro da Economia, e sua equipe pretendem privatizar os Correios, a Eletrobrás, o SUS e outras empresas estatais e serviços públicos. A PEC da Reforma Administrativa, que já tramita no Congresso,  acaba com os concursos e concentra amplos poderes nas mãos do Executivo, o que tornará as/os servidoras/es suscetíveis a perseguição política e trará de volta práticas de empreguismo e apadrinhamento. Assista ao vídeo em que Adufes manifesta rechaço à Reforma Administrativa em mesa organizada pelo Sintufes.

Também fazem parte da jornada de luta a defesa da autonomia e democracia nas universidades, Institutos e CEFET; a luta contra a privatização e defesa da garantia do pagamento de R$ 600,00 de auxílio emergencial. A reunião das Entidades da Educação abrirá o evento, que terá início às 16h, desta terça (8). Neste ponto, o encontro reunirá reitoras e reitores eleitos e não empossados. De forma arbitrária, Jair Bolsonaro já interviu na nomeação de cerca de 20 instituições de ensino superior.

Confira abaixo a programação completa da Jornada de Lutas

Dia 08/12

  • 16h – Reunião das Entidades da Educação

Local: Auditório da ADUnB (Campus Universitário Darcy Ribeiro – Gleba A – Casa do Professor – Asa Norte, Brasília – DF, 70910-900);

  • 18h30 – Ato Nacional em Defesa da Democracia e da Autonomia das Instituições Federais de Ensino e Pesquisa.

Obs.: esse ato será transmitido pelo Facebook e pelo YouTube, por todas as entidades da educação, com transmissão centralizada pelo ANDES-SN, portanto, quem se dispuser em fazer a transmissão compartilhada deve entrar em conato com o Sindicato Nacional.

Dia 09/12

  • 9h – Atividade no Congresso Nacional construída por diversas Frentes Parlamentares, com a presença do ANDES-SN e demais entidades do FONASEFE;

Obs.: essa atividade será transmitida pelo YouTube e pela TV Câmara. A reprodução dessa atividade na mídia de cada entidade será de sua própria responsabilidade, e orientamos que façam o compartilhamento do canal no YouTube da TV Câmara.

  • 4h – Ida ao Ministério da Educação (acompanhar o(a)s reitore(a)s eleito(a)s e não empossado(a)s.

Obs.:   1) Esse ato será transmitido por meio do Facebook e do YouTube por todas as entidades da educação, centralizado pelo ANDES-SN, portanto, as entidades que se dispuserem a fazer a transmissão compartilhada, devem entrar em contato com o ANDES-SN. 2) Ainda, está sendo articulado uma audiência no Supremo Tribunal Federal.

Dia 10/12 – Dia Nacional de Luta: Ato Nacional em Brasília

  • 8h: Concentração na porta do Palácio do Buriti(Sede do Governo do Distrito Federal – Zona Cívico-Administrativa, Brasília – DF, 70075-900);
  • 9h: Início da Carreata em direção ao Congresso Nacional;
  • 10h: Apresentação da peça teatral: A REFORMA QUE DEFORMA;
  • 10h20: Ato Público com fala das entidades.

Obs.: essa atividade será toda transmitida ao vivo pela mídia (Facebook e YouTube) das entidades do FONASEFE, sendo centralizada sua transmissão pelo ANDES-SN. As entidades interessadas em fazer o COMPARTILHAMENTO CRUZADO devem entrar em contato com o Sindicato Nacional.

Fonte: Adufes