Nota da Diretoria da Adufes sobre sua participação em reunião com a Reitoria sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes

A diretoria da Adufes informa que em 8 de dezembro recebeu uma notificação, sem pauta, de convite para reunião no dia 21 de dezembro sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Ufes (PDI) – 2021-2030.

Em 10 de dezembro, após nossa solicitação, foi enviada uma mensagem eletrônica com breves informações sobre a pauta.

Em 14 de dezembro, após informe de alteração da reunião para o dia 23 de dezembro, encaminhamos o Ofício 60/Adufes/2020, com questionamentos a respeito da discussão proposta para o encontro.

Em 18 de dezembro de 2020, a diretoria recebeu da Chefia de Gabinete o Ofício nº. 443/2020/GR/UFES, que objetivou responder nossas perguntas. Contudo, consideramos tais devolutivas insuficientes e, em 21 de dezembro, enviamos à Reitoria o Ofício 61/Adufes/2020, no qual sintetizamos cada questão que fizemos, a resposta da Administração Central e nosso comentário a respeito de cada item, para justificar nossa decisão, comunicada no mesmo documento, nos seguintes termos:

[…] considerando:

– a escassez de dados consistentes para análise da diretoria da Adufes quanto às enquetes realizadas;

– a insuficiência das informações apresentadas para sustentar posição da diretoria da Adufes quanto ao PDI;

– a ausência de participação da Adufes no processo iniciado há 17 meses, pois só agora a entidade é chamada a ser ouvida;

– a ausência, por parte da Reitoria, de mecanismos de efetivo debate com docentes, técnicos e estudantes, de forma ampla, dialogal, ponderada e alongada.

– o exíguo prazo oferecido pela Reitoria, gerando a impossibilidade temporal de realização, pelo sindicato, de consulta às suas bases, como preza sua tradição democrática;

A diretoria da Adufes informa que não participará da reunião convocada para o dia 23/12/2020 e lamenta que a escuta à comunidade acadêmica esteja comprometida pelos mecanismos adotados pela Administração Central para elaboração de documento fundamental ao planejamento das ações institucionais da Ufes pelos próximos 10 anos.

Vitória, 21 de dezembro de 2020

Diretoria Adufes Propositiva e Plural

Biênio 2019-2021

Adufes