Comissão Organizadora do 60º Conad se reuniu na Adufes


A secretária-geral e o 1º tesoureiro do ANDES-SN, Claudia March e Amauri Fragoso de Medeiros, respectivamente, estiveram em Vitória acertando detalhes do evento que se realizará de 13 a 16 de agosto na Ufes

As reuniões de planejamento da Comissão Organizadora do 60º Conad – Conselho do ANDES-SN, que ocorreram na sede da Adufes, durou três dias. Na sexta-feira (10), os trabalhos foram concluídos. A atividade envolveu os dois diretores do Sindicato Nacional, a Secretária Geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, e o vice-presidente Rafael Vieira, e eles discutiram o detalhamento dos quatro dias do evento.  

A edição do Conad deste ano será realizada na capital capixaba e deverá reunir mais de 200 docentes de todas as regiões do país. O tema central é “Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação”.  O evento será no auditório Manoel Vereza, no Centro de Ciências Jurídicas (CCJE), no campus de Goiabeiras/Ufes.  

O Conselho do ANDES-SN tem como objetivo debater questões ligadas às Instituições de Ensino Superior e, desta forma, traçar as metas do plano de lutas, além de aprovar e discutir as demandas financeiras do sindicato nacional para o próximo ano.  A secretária geral da Adufes, Cenira Andrade de Oliveira, lembra que Vitória foi eleita como sede do evento durante a realização do 59º Conad, que aconteceu no final de agosto, na cidade de Aracaju, Sergipe. Desde então, o sindicato vem se preparando para receber o Conselho do ANDES-SN.

“Estamos felizesem trazer o evento de tamanha importância para Vitória. A diretoria da Adufes se empenhou em conseguiu garantir espaço para que o Conad seja realizado dentro da própria universidade, o que facilitará que os colegas possam acompanhar a plenária de abertura, além de eventos culturais que estão sendo pensados pela Comissão de Organização da Adufes”, diz Cenira Andrade.

Fazem parte também da comissão organizadora local o presidente da Adufes, Edson Cardoso, e o vice-presidente Rafael Vieira Teixeira. Já pelo Andes, os integrantes são: Mauri Fragoso de Medeiros (1º Tesoureiro), Claudia March (Secretária Geral) e Alexandre Galvão Carvalho (3º Secretário).

O Espírito Santo já sediou o Conad por duas vezes: em 1982 e em 2003. A Adufes também trouxe para o Estado, em 1985, o 4º Congresso do Sindicato Nacional, que é a instância máxima de deliberação da categoria docente.

A secretária- geral do Andes e membro da comissão organizadora do 60º Conad, Claudia March, ressalta o momento em que o evento será realizado, e os debates que dele decorrem. “É um momento de grandes desafios para a educação. As universidades, a educação em geral, vivem uma grave crise que não é só anunciada, é uma crise que existe e estamos todos sofrendo os impactos dela”, disse, lembrando que a greve nacional dos docentes se impõe como uma necessidade no atual momento. Desta forma, segundo Claudia, o Conad reforçará a luta docente contra os cortes de verbas, redução de direitos e de outros ataques à classe trabalhadora.

Delegação da Adufes.  Cada seção sindical tem direito, segundo o estatuto do ANDES-SN, a eleger um delegado para o CONAD em assembleia geral. As seções sindicais também podem indicar, em assembleia geral, seus observadores, que terão direito a voz no Conselho. A Adufes participará do encontro com uma delegação composta por um delegado e 11 observadores.

São os seguintes professores: Rafael Vieira Teixeira (delegado) e, como observadores, Alexandre dos Santos Anastácio, André Michelato, Aureo Banhos dos Santos, Cenira Andrade de Oliveira, Francisco Mauri da Conceição Freitas, Leonardo de Resende Dutra, Gillberto Augusto de Oliveira, José Antônio da Rocha Pinto, Raphael Góes Furtado, Renata Couto Moreira e Valter Pires Pereira.

Conheça o Caderno de Texto e a proposta de Regimento do 60º Conad  

60º CONAD DO ANDES-SINDICATO NACIONAL

Vitória/ES 13 a 16 de agosto de 2015

Tema Central: Atualização da luta em defesa dos direitos dos trabalhadores, da liberdade de organização sindical dos docentes para enfrentar a mercantilização da educação

5ª feira (13/8)

6ª feira (14/8)

Sábado (15/8)

Domingo (16/8)

9h às 12h

Credenciamento

10h às 12h

Plenária de Abertura

9h às 12h

Grupo Misto do Tema II

9h às 12h

Grupo Misto do Tema IV

9h às 12h

Plenária do Tema IV

14h às 16h

Plenária de Instalação

14h às 17h

Credenciamento

14h às 17h

Grupo Misto do Tema III

14h às 17h

Plenária do Tema II

15h às 17h

Plenária de Encerramento

18h às 20h

Plenária Tema I

 

18h30 às 21h30

Plenária do Tema III

 

 

TEMÁRIO:

Tema I: Movimento Docente e Conjuntura: avaliação da atuação do ANDES-SN frente às ações estabelecidas no 34° CONGRESSO.

Tema II: Avaliação e atualização do plano de lutas: educação, direitos e organização dos trabalhadores

Tema III: Avaliação e atualização do plano de lutas: Setores.

Tema IV: Questões organizativas e financeiras

Fonte : Adufes