Comissão Eleitoral inspeciona Urnas Eletrônicas

INFORMATIVO Nº 5 

A inspeção está ocorrendo na tarde desta sexta-feira, 20, no Tribunal Regional Eleitoral

As Chapas 1 e 2 concorrentes à Diretoria da Adufes foram convidadas pela Comissão Eleitoral a participar da inspeção das Urnas Eletrônicas a serem utilizadas nas eleições deste ano. A reunião de trabalho ocorre na Seção de Voto Informatizado do Tribunal Regional Eleitoral do ES. Participam da vistoria dois representantes de cada chapa, além dos membros da Comissão Eleitoral.

A reunião é importante também para que os candidatos compreendam o processo de votação simultâneo para Diretoria e Conselho de Representantes e, assim, possam auxiliar a Comissão Eleitoral no esclarecimento prévio dos eleitores.

As etapas do processo de votação eletrônica para Diretoria e Conselho

Essas orientações são preliminares. Complementações ou retificações poderão se fazer necessárias.

Ao se dirigir à urna eletrônica, o eleitor deverá, primeiramente, inserir o número 1 ou o número 2 para escolher a chapa preferida à Diretoria. Antes de confirmar o voto, aparecerá na tela o nome da chapa e do seu Presidente. Caso tenha escolhido o número errado, o eleitor poderá retornar e corrigir o seu voto para, em seguida, confirmá-lo.

Em quatro Centros da Ufes não haverá escolha para o Conselho, uma vez que não houve inscrições. São eles: Centro da Artes, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Ciências Agrárias e Centro Universitário Norte do ES.

Nos demais centros, o eleitor também deverá escolher previamente o número da chapa em que deseja votar.  Só que o eleitor pode votar em tantas chapas quanto seja o número de vagas destinadas ao setor. Ocorre que, nessas eleições, em nenhum centro houve mais chapas homologadas do que vagas. 

Entenda bem um exemplo

Tomando o Centro de Ciências Exatas (CCE) como exemplo, há duas chapas inscritas para duas vagas. Logo após confirmar o voto em uma chapa, o eleitor será reencaminhado para nova votação para o Conselho de Representantes. Se preferir votar apenas numa chapa, deverá escolher a opção branco para o segundo voto. Caso contrário, deverá assinalar o número da segunda chapa escolhida.

Caso o eleitor repita número de chapa já confirmado, o sistema indicará voto nulo. Mas o eleitor terá ainda tempo de retornar e corrigir o erro. Caso confirme, somente este último voto será anulado.

A tabela completa com todas as chapas ao Conselho e com o número permitido de votos em cada centro está publicada na página 4 da Edição Especial do Jornal Fique por Dentro, distribuído para todos os Departamentos da Ufes e enviado por correio aos aposentados, além de estar disponível no site da Adufes.

A Comissão Eleitoral

Fonte: Adufes