II fase capixaba preparatória do ENE discutirá novos eixos

O segundo momento do encontro preparatório ocorrerá no dia 8/06 (quarta-feira), na sede da Adufes. Os grupos mistos debaterão os eixos nas salas 103, 207 e 307 – todas localizadas no prédio da Pós-graduação do CCHN (módulo II), campus de Goiabeiras/Ufes. 

A atividade está sendo organizado pela Adufes, por representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Ufes (Sintufes), CSP Conlutas, pelo Sindicato dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Movimento Rua, UJC integrantes das chapas Voz Ativa DCE e Reviravolta DCE.  

A plenária de abertura ocorrerá às 14 horas. Os grupos de trabalho irão debater das 16 às 18 horas e um pouco mais tarde, após o intervalo, às 18h30, serão apresentados os principais apontamentos de cada eixo. O documento sistematizado será encaminhado à organização do II ENE. 

Novos eixos. Para enriquecer o debate, a II fase preparatória abordará mais três eixos, sendo um deles o Financiamento. O debate irá discutir as reivindicações de 10% do PIB para a Educação Pública Já, negada pelo governo federal. O percentual é uma demanda antiga para que haja universalização da educação pública, de qualidade e popular, totalmente a serviço da classe trabalhadora. 

Outro ponto a ser tratado é a Gestão, eixo que vai destacar o controle que está sendo feito por meio de diversos instrumentos como avaliações externas e até mesmo aulas e provas padronizadas, que vêm sendo utilizados pelas secretarias estaduais e municipais e pelo MEC. Os instrumentos pretendem acabar com a autonomia pedagógica dos espaços escolares, inclusive das universidades. 

O debate também será permeado pelo eixo que irá discutir a Avaliação. O atual modelo de avaliação educacional adotado no Brasil é punitivo e meritocrático, o que contribui para a precarização da educação pública. Neste grupo, será frisado a necessidade de estabelecer a garantia da autonomia das instituições de ensino para avaliar o trabalho e de forma democrática a partir dos projetos pedagógicos, sem vincular desempenho a financiamento. 

“Os objetivos das etapas preparatórias são construir propostas que façam o contraponto ao projeto de mercantilização do ensino público”, diz o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Ele completa: “é importante unificar as lutas em defesa da educação pública e apontar outra perspectiva de educação – que seja pública, gratuita, laica e de qualidade”. 

I fase do encontro preparatório. A primeira fase do pré-ENE, que discutiu os eixos Trabalho e formação dos trabalhadores em educação; Acesso e permanência; Gênero, orientação sexual e questões étnico-raciais, foi realizada nos dias 17 e 18 de maio, no Auditório do antigo NTS/Ufes. Na ocasião, cerca de 100 pessoas participaram do evento. 

Serviço

II fase capixaba preparatória do ENE

Eixos: financiamento, gestão e avaliação

Local: plenária de abertura e final serão na sede da Adufes. Já os eixos nas salas 103, 207 e 307 – Prédio da Pós-graduação do CCHN (módulo II), campus de Goiabeiras/Ufes.

Horário: Plenária de abertura às 14 horas; grupos mistos das 16 às 18 horas; Plenária final às 18h30

Fonte: Adufes