Categoria aprova em assembleia reajuste de 12,80% nos planos Unimed


Além dos itens da pauta, a plenária deliberou pela inclusão de dois pontos: inadimplência Unimed e posicionamento da categoria docente sobre a situação política nacional. Esse último será tema de Assembleia Exclusiva em agosto.

Após deliberações em torno da ordem da pauta e do tempo dos debates, a plenária dessa quarta-feira, 06/07, ocorrida na sede da Adufes, iniciou-se com a discussão sobre o índice de reajuste das mensalidades da Unimed. Os/as docentes acataram o reajuste de 12,80% para os planos Uniplan e Vitoriamed, acrescido do serviço SOS REMOÇÃO a custo zero para todos, inclusive para quem paga atualmente pelo benefício.

Como a data base do contrato da Adufes com a operadora é junho, a aplicação do índice é retroativo, porém a diretoria vai buscar negociar a aplicação do reajuste a partir do mês de agosto.

Negociações. Inicialmente propusemos reajuste zero, depois fizemos contraproposta de 5% – compatível com o reajuste salarial que a categoria deverá receber em agosto –, mas a Unimed se mostrou irredutível na mesa de negociação”, ressaltou o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Antes da votação, o professor Rocha fez uma breve explanação por data show das reuniões com os negociadores da cooperativa médica. Todas as atas desta negociação estão na página da Adufes.

Inadimplência. Outro ponto discutido foi a inadimplência cumulativa dos boletos Unimed que chegou a R$ 300 mil no mês passado. “Infelizmente, muitos/as estão fazendo seletividade das despesas em detrimento do pagamento do plano de saúde”, criticou o Tesoureiro do sindicato Leonardo Dutra. O professor lembrou não ser justo que os usuários que pagam em dia garantam o regular funcionamento do plano de saúde, enquanto outros deixam de cumprir com suas obrigações, usufruindo da mesma forma do atendimento. 

IMG 0096
Diante do exposto, a categoria autorizou o sindicato a dar sequência à renegociação da dívida dos devedores com parcelamento em até três meses, e a correção dos débitos com juros e multa – o mesmo aplicado aos boletos.

A Adufes também só poderá conceder o parcelamento, exclusivamente, aos docentes filiados. Foi lembrado que, após 60 dias de atraso, o sindicato fará cobrança judicial e cancelará o plano.

Eleição Conselho Fiscal.
A plenária dessa quarta-feira também elegeu os membros do Conselho Fiscal do Sindicato, responsáveis pela análise dos balancetes financeiros da entidade. Os titulares eleitos são: Haloysio Siqueira, Sônia Maria Dalcomuni e Júlio Davi Arcanjo; e os suplentes Janaína Bastos Depianti, Valquíria Rocha Dayer e Nilton Soares de Barros.


Assembleia Exclusiva. O segundo assunto, acrescido à pauta, foi a necessidade urgente de debater junto à categoria docente o momento político do país que exige de todos/as muita unidade e mobilização. Docentes usaram o microfone, entre eles integrantes do Fórum Permanente em Defesa da Democracia e contra o Golpe, para expor que a conjuntura política é grave do ponto de vista institucional.

No final, os presentes deliberaram que o debate deve ser aprofundado em plenária específica a ser convocada pelo sindicato. Desta forma, a Adufes chamará a categoria para uma assembleia exclusiva em agosto, quando o debate será aprofundado e tratado sob as diferentes perspectivas do movimento docente.

Galeria de fotos da plenária

Fonte: Adufes