Muita luta pela frente, vamos nos preparar

Durante o período de greve, professores e técnico-administrativos realizaram diversas atividades com os estudantes. “Neste sentido, o Comando Unificado renova o convite a todos e todas para que continuem vigilantes e atuantes em 2017”, diz a professora Juliana Iglesias Melim, do Comando Unificado de Greve (CUG), agora transformado em Comissão de Mobilização Permanente.

Na avaliação do CUG, o grau de unidade foi um dos ganhos centrais do movimento que ocupou todos os espaços possíveis para denunciar os ataques do governo, angariando com isso apoio e simpatia da população. Com atividades praticamente debate grevediárias, o comando realizou atos de rua, panfletagens (inclusive com bloqueios de acesso de veículos ao campus de Goiabeiras), aulas públicas, cine-debate, sarau, seminários e palestras sobre a conjuntura nacional, a PEC 55, os projetos de ajuste fiscal e de terceirização irrestrita, o projeto Escola Sem Partido, as Reformas da Previdência, Trabalhista e do Ensino Médio.

Carta Aberta. “Os muros da universidade foram rompidos e alcançamos as ruas, dialogamos com a sociedade sobre a necessidade de combatermos e derrotarmos os ataques sobre os direitos trabalhistas e sociais históricos” destaca o professor ocupa cemuni aula psicologia reduzRaphael Góes Furtado, também integrante do Comando Unificado. De acordo com ele, o movimento nacional foi impulsionado pelas ocupações estudantis que tiveram início nas escolas e se expandiram para os Institutos Federais e Universidades. 

O momento é de resistência. Na avaliação geral do Comando Unificado de Greve, o movimento foi vitorioso porque demonstrou força e garra por não abandonar a luta, mesmo com a decisão do STF de cortar o ponto das/os servidoras/es públicas/os em greve. O Judiciário e o Governo tentaram intimidar de todas as formas, inclusive criminalizando um instrumento histórico da classe trabalhadora que é a greve. Retroceder não será o próximo passo. A categoria estará mobilizada em defesa da universidade pública, gratuita, plural, laica, de qualidade.

Fonte: Adufes