Professores da Ufes aprovam adesão à Greve Geral do dia 30 de junho

Em assembleia realizada nessa terça-feira, 20, os/as docentes da Ufes decidiram aderir por ampla maioria à Greve Geral que ocorrerá na sexta-feira, 30.

No dia 30 de junho, os/as trabalhadores/as de todo o Brasil realizam a terceira greve neste ano em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, em curso acelerado no Congresso Nacional, pela revogação da Lei das Terceirizações, e para exigir a saída do Michel Temer da presidência da República.

A Greve Geral terá duração de 24 horas e foi aprovada em unidade pelas centrais sindicais brasileiras no dia 5. A última paralisação ocorreu no dia 28 de abril e foi considerada vitoriosa e como a maior greve da história brasileira. Mais de 40 milhões trabalhadores e trabalhadoras paralisaram suas atividades, bloqueando estradas e ruas, fazendo fechamento de garagens de ônibus, além de passeatas e ocupações.

Milhares vão às ruas de Vitória contra as reformas de Temer
28 de abril: o dia em que os trabalhadores e trabalhadoras pararam o Brasil
Greve Geral histórica contou participação dos docentes de Alegre, sul do ES
Greve Geral também teve participação da comunidade do Ceunes, norte do ES

O presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que conduziu à plenária dessa terça (20), defendeu a construção da greve. “Os desequilíbrios se acentuaram e o quadro político revela umaconjuntura de desdobramentos imprevisíveis. Nesse sentido, a Greve Geral, marcada para o final do mês, aparece como um momento chave, no qual a classe trabalhadora precisar fortalecer os espaços de luta para poder virar o jogo”, disse.

Assembleia 20 06 2017

A manifestação deve reunir no ES, além da categoria docente, os mais diversos setores como rodoviários, portuários, servidores públicos em geral, construção civil, trabalhadores da saúde, bancários, entre tantas das categorias das esferas pública e privada. De forma semelhante as outras paralisações, também serão chamados para compor as atividades paredistas de resistência a população ribeirinho, quilombola e indígena.

Frente Estadual em Defesa da Previdência Social, dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos do ES. No ES, a frente está organizando os preparativos para a Greve Geral do dia 30 junho. A tarefa é superar a paralisação realizada em 28 de abril, parar a produção e ocupar as ruas com protestos. Para tanto, nesta quinta-feira (22), às 17 horas, ocorrerá uma reunião, na sede da Adufes.

A frente que integra vários sindicatos e movimentos sociais, incluindo a Adufes, também tem por tarefa conseguir chegar ao conjunto da classe trabalhadora. “Acima de tudo, fazer um grande debate sobre a importância da luta e da resistência contra as reformas do governo Temer”, destacou Rocha, convidando a categoria para participar da reunião. Em breve será divulgado a programação das mobilizações em Vitória para o dia 30.

Leia Mais
Boletim Especial da CSP-Conlutas (Informativo destaca as ações e atividades que já estão sendo pensadas em preparação para a Greve Geral).
Assista vídeo da Adufes “ocupa Brasília” contra as reformas da Previdência e Trabalhista
Ocupa Brasília: maior manifestação da capital federal na última década

 

Fonte: Adufes