Por que é importante a alteração do Regimento Interno da Adufes?


Na próxima terça-feira (05), os/as docentes filiados/as dos campi de Vitória (Goiabeiras e Maruípe), Alegre e São Mateus poderão decidir sobre a proposta de mudanças do Regimento Interno do Sindicato. Assembleia para discutir e deliberar sobre o tema está marcada para 11h30, na sede da Adufes (campus Goiabeiras/Ufes). 

O Regimento Interno  (RI) da Adufes em vigor segmenta a entidade, tornando –se um empecilho para que os/as  professores/as  do interior tenham a mesma possibilidade de votar de forma igualitária aos colegas de Vitória. Isso porque eles se vêem obrigados a se deslocar para a capital para participar das assembleias  e votações da categoria. As decisões mais importantes são tomadas pelas professores/as que participam das votações realizadas em Vitória.

Categoria ainda mais unida. A solução para esse problema  é a reforma no RI  do Sindicato (que está prestes a completar 40 anos)  que precisa ser atualizado para permitir  a realização de Assembleias Setoriais, cuja votação irá se somar às da capital. Essa impossibilidade atual torna-se um empecilho para a unificação das lutas da categoria em defesa dos seus direitos e da Educação Pública, gratuita e de qualidade. O RI que vigora atualmente  – lei que rege o funcionamento do sindicato  – determina que apenas sejam considerados os votos das plenárias realizadas na sede da entidade. 

“Nós precisamos mudar isso. O voto do professor do interior (Alegre e São Mateus)  é tão importante quanto o/a do/a  docente da capital.  Na forma atual, é quase impossível essa participação, pois nem sempre o deslocamento é possível”, afirma o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. “Os principais problemas que causam esse impedimento são, além da distância, problemas relacionados a riscos nas estradas e interrupção das atividades profissionais durante um período muito maior”.

Novo cargo na diretoria. A melhor forma de solucionar esses problemas, reforça o Presidente,  é a reforma do Regimento que permitirá  que as plenárias realizadas no interior tenham o mesmo peso na  contagem de votos que definirá os rumos adotados pela categoria. Mas as mudanças vão mais além.  Entre as propostas apresentadas  pela Comissão do  RI está a criação de um novo cargo na estrutura da diretoria sindical.  Esse novo cargo –  de segundo Vice-Presidente -, permitirá maior democratização nas ações dos campi do interior, já que o cargo é proposto com este objetivo.

Com a criação do novo cargo, um Vice-Presidente ficará responsável pelo acompanhamento das demandas de Alegre e o outro de São Mateus, contemplando de maneira mais eficiente as necessidades de ambos os pólos. “O presidente não se isentará de suas responsabilidades junto aos pólos. Apenas contará com reforço maior para solucionar as demandas do interior. Isso será possível, principalmente, porque a  reforma dará aos professores das duas unidades maior poder nas votações das decisões sindicais, graças à alteração do Regimento”, ressalta o presidente da Adufes.

Na conjuntura atual, o/a professor/a que trabalha no interior se sente excluído/a ou prejudicado/a  durante  as votações, que incluem temas de interesse geral, como greves, paralisações, alterações na carreira,  no Regimento, e até decisões federais que afetam a categoria ( reformas da Previdência Social e Trabalhista, por exemplo). 

20170829 cartaz assembleia dupla 500Assembleias dia  05/09. Portanto, é extremamente importante a participação de todos/as nas Assembleias Gerais da Adufes que estão agendadas para a próxima terça-feira (05/09), na sede do Sindicato, em Vitória. Serão duas plenárias: às 10h e às 11h30,  A primeira tem pontos de pautas que interessam de maneira geral aos/às professores/as da Ufes (filiados e não filiados do Sindicato), como o indicativo de paralisação nacional em 14 de setembro. Já a segunda, vai tratar especificamente do Regimento Interno da Adufes.  

Somos  associados da Adufes como qualquer outro/a professor/a e queremos ser ouvidos e participar de todas as votações. Queremos que o nosso voto tenha o mesmo peso que os colegas da capital, sem necessitar de ir à Vitória, mas apenas participando das Assembleias Setoriais”,  defende o professor Raphael Goes Furtado, do Conselho de Representantes da Adufes no Ceunes.

Leia a proposta de alteração Regimento Interno da Adufes –  em PDF  e em Word 

         fonte: adufes