Nota de repúdio ao convênio que efetiva a atuação da PM nos campi da Ufes

O prefeito universitário, Renato Carlos Schwab, e o gerente de segurança e logística, Anival Luiz dos Santos, em entrevista coletiva à imprensa, na tarde dessa quinta-feira (28), apresentaram o acordo firmado entre a universidade e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (Sesp). Trata-se da contratação de 120 policiais militares da reserva (aposentados) que farão patrulhamento diário, substituindo inclusive a segurança terceirizada. Pelos termos do convênio – já assinado -, a Ufes arcará com os custos dos salários e equipamentos dos policiais. O valor anual do serviço é superior a R$ 4 milhões.

A Associação dos Docentes da UFES repudia essa decisão por entender que esse encaminhamento levará a ações seletivas, como aquelas já conhecidamente praticadas pela Secretaria de Segurança Pública, tanto quanto julgamos inadequado que decisões dessa natureza serem tomadas pelo gabinete da Administração Central, posto que movimentos de estudantes, pesquisadores da área, sindicatos ligados à universidade, professores e servidores em geral, não foram ouvidos, tampouco os Órgãos Colegiados Superiores consultados.

Esperamos que a Reitoria reveja esse encaminhamento e realize amplo debate com a comunidade acadêmica para definir melhores estratégias para buscar a segurança nos campi da Ufes.

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Adufes) – Seção Sindical do Andes-SN