Noite memorável marca 40 anos da Adufes


O aniversário do Sindicato foi celebrado com uma grande festa na sexta-feira, 31/8. Veja fotos e vídeo da comemoração.

A Adufes festejou 40 anos de uma trajetória marcada por muitos avanços, enfrentamentos, diferentes conjunturas históricas, repressão política e sindical, mas com um saldo inquestionável de grandes conquistas para toda a categoria. E para comemorar a data em grande estilo, o sindicato realizou uma intensa programação na sede, em Goiabeiras (Vitória).

Foi exibido um vídeo que ressaltou a criação da entidade no contexto da ditadura empresarial-civil-militar, exposição fotográfica, descerramento de placa comemorativa e, por fim, coquetel dançante. A cerimônia reuniu diretores/as e ex-diretores/as que foram homenageados pela participação histórica de resistência e de luta da entidade, criada em 1978.

Durante a cerimônia, o atual presidente José Antônio da Rocha Pinto, que também esteve à frente do sindicato em outras gestões, ressaltou a trajetória de lutas da entidade em defesa da universidade pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada. Em seu discurso, Rocha fez questão ainda de destacar a necessidade de fortalecer a categoria.

“Conclamamos os colegas a particionarem mais da vida e da história dessa entidade (Adufes), tão importante para a categoria. Isolado somo fracos, mas unidos somos fortes”, disse informando que a Adufes conta com grupos de trabalhos, conselhos, comissões e inúmeras atividades como assembleias e mobilizações.

Esperança e luta. Renovar a esperança e reafirmar o valor da luta e da união classista para obter conquistas e garantir respeito aos direitos. Esse foi o sentimento que dominou a noite de comemorações. “Por isso, é importante destacarmos com homenagens esses anos de lutas”, disse Rocha.

Vídeo e exposição fotográfica. Como parte da programação recheada de surpresas, os convidados assistiram ao vídeo dos 40 anos, que retrata a criação da Adufes por meio da fala de diversos docentes.   Criada oficialmente a 5 de maio de 1978, a entidade de classe surgiu primeiro como associação e, em seguida, com a abertura política no país, se tornou Seção Sindical do Andes-SN.


Coquetel dançante.
Além da cerimônia de homenagens, o evento contou com momentos de confraternização na sede do sindicato. Muitos deixaram seus lugares e ocuparam a pista de dança. A descontração e alegria tomaram conta da festa, que reuniu cerca de 400 pessoas. Tony Ribeiro e Banda agitou a noite com um repertório variado e para lá de animada.

O evento contou com a presença da direção do Sintufes, Sindibancários, Círculo Palmarino, Sindicato dos jornalistas, Sinteses, Sindismuv e CSP-Conlutas.

Veja as fotos do evento

Assista o vídeo da festa 

 

 

 Leia também:

1º presidente da Adufes publica artigo enaltecendo a história do Sindicato

Fonte: Adufes