Festa do Professor em Alegre foi marcada pela integração

Docentes dos Centros de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE) e de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) comemoraram a profissão em uma noite de confraternização.

Reencontros e diversão. Assim foi a tradicional Festa do Professor que a Adufes promoveu no último dia 18 de outubro, na sede do Comercial Atlético Clube, no Centro de Alegre.  O evento reuniu os/as sindicalizados/as e convidados e foi um momento de celebrar a unidade e disposição de luta dos professores.

Presença garantida nas atividades promovidas pela Adufes, a professora Carolina Ferreira, do Departamento de Biologia, convidou a colega Milene Miranda Fontes para a festa. E ela adorou.“Gostei dessa interação fora do local de trabalho. Deu para conversar sobre vários assuntos que a gente não consegue no dia a dia de trabalho”, disse Milene que não é sindicalizada, mas demonstrou interesse em se filiar.

Já Carolina entrou no Sindicato assim que ingressou na Ufes, em 2009, e durante a festa fazia campanha para que Milene se filie  logo. “Agora mais do que nunca precisamos estar juntos para lutar contra a retirada de nossos direitos e buscar novas conquistas”, frisou. Ela também reafirmou a importância da festa da categoria. “Tudo que integre o que temos em comum, ou seja, o amor à profissão, é muito válido e importante”, disse. 

Harmonia.  Vários professores e professoras estiveram na festa junto com os familiares, afinal de contas para que um evento seja grande, ele precisa abraçar a família. A decoração com mesa de petiscos e outras delícias completaram o ambiente alegre e de confraternização.

 

 Todos comeram, beberam, dançaram e  se divertirem.

A professora Bernardete Mian, diretora da Adufes, deu as boas vindas aos presentes. Em sua fala, a professora aposentada de 78 anos,  enfocou o momento crítico em que estamos vivenciando no país.

“Mas vamos parar por aqui. Hoje é dia de festa, de alegria, de confraternização, de compartilhar, de abraçar o/a colega. Parabéns pelo nosso dia”, finalizou seu pronunciamento com uma citação do educador Paulo Freire (Pedagogia da autonomia- 1996). “Sou professor a favor da esperança que anima apesar de tudo”.

Para os  diretores da Adufes Iguatemi Rangel e Maurice Barcellos, a festa do/a professor/a cumpriu com a proposta de oferecer um momento de encontro e descontração. “Precisamos, sim,  estarmos juntos e celebrar essa data, que é tão importante”, lembraram os dirigentes. 

 

Veja galeria fotos da festa

Fonte: Adufes