Defensor Público destaca importância do controle popular nas ações da PM na Ufes

O coordenador do Comitê Estadual para a Prevenção e Erradicação da Tortura no Espírito Santo – Cepet/ES, Hugo Matias, manifesta apoio à criação da Ouvidoria Popular de Segurança na Ufes. O serviço especial será lançado na próxima quarta-feira, dia 8/5, às 15 horas, na sede da Adufes. 

Para o defensor público Hugo Matias é importante  debater a presença da PM nos  campi e,   mais do que isso, permitir que a sociedade possa monitorar a ação dos policiais. O lançamento da Ouvidoria Popular é uma resposta à decisão do reitor Reinaldo Centoducatte que não debateu com a comunidade acadêmica e autorizou, via convênio, a entrada do policiamento na universidade. 

 

O lançamento da Ouvidoria Popular contará com palestra seguida de debate. Foram convidados para mesa Débora Maria da Silva, fundadora do Movimento Mães de Maio/São Paulo e Orlando Zaccone, delegado da Polícia Civil/RJ e do Movimento Policiais Antifascismo. Para isso, uma rede de monitoramento será montada pela Ouvidoria Popular de Segurança na Ufes e o grupo irá receber denúncias da comunidade acadêmica como práticas violentas e intimidatórias, abusos de cunho racista, machista, homofóbico, misógino e sexista.

Outras notícias Adufes relacionadas à PM na Ufes, Não! 
Volta às aulas: Reitor abre as portas da Ufes para a PM – Fev/ 2018 (Jornal Fique Por Dentro- pg 3)

PM na Ufes pode desencadear aumento de violência nos campi – Dez/2018

Presidente da Adusp fala da experiência desastrosa da PM na USP – Nov/2018

PM na Ufes, NÃO! Dermeval Saviani encaminha carta à comunidade acadêmica da UFES Out/2018

Legalidade do convênio Ufes x PM é posta em cheque – Set/2018


Fonte: Adufes