C/vídeo: Adufes cobra posicionamento da Andifes sobre o programa “Future-se”

Na quinta (26), a Adufes, o Sintufes e o Diretório Central dos Estudantes (DCE) participaram da abertura da CLXXVI reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e exigiram unidade contra os desmontes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFEs). Uma nota produzida pelas entidades sindicais e movimento estudantil foi apresentada e lida para os/as reitores/as. Leia o texto na íntegra AQUI.

No documento, que também foi entregue à Andifes, o grupo destacou: “Esperamos que os/as senhores/as reitores/as lutem conosco contra a destruição da educação pública, gratuita, laica e de qualidade. Esperamos ainda que os dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), representada neste espaço por todos vocês, defendam os interesses da comunidade acadêmica pelo qual foram eleitos/as”.

Na carta, a Adufes, o Sintufes e o DCE, demonstraram completa indignação e revolta com o mais novo programa lançado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), “Future-se”, que tem o propósito claro de aprofundar de forma brutal o processo de privatização nas universidades, que já vem ocorrendo nas últimas décadas. “O projeto é ruim na sua integralidade, não há o que ser negociado”, disse o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, ao final da leitura da carta, salientando que o programa tem que ser barrado, pois coloca em risco a autonomia universitária.

Future-se. O projeto foi apresentado para reitores de diversas instituições de ensino superior (IES) e dos institutos federais (IF) de todo o país no dia 16/7, peloministro da Educação, Abraham Weintraub e, de acordo com a pasta, o objetivo é o de ampliar a captação de recursos privados para instituições de ensino. Para Rocha, o programa promove o mais profundo ataque à universidade pública e vem agravar a situação crítica das instituições federais de ensino.
Assista ao vídeo (entrevista concedida ao jornal A Tribuna)

 

Reunião. A reunião da Andifes foi realizada nos dias 25 e 26 de julho, Hotel Comfort Suites Vitória e na Ufes (respectivamente) e contou com a presença de reitores de universidades federais, que discutiram o atual panorama financeiro da União e elaborarão propostas para submissão ao MEC e ao Congresso Nacional, com vistas a contribuir para minorar os efeitos do déficit fiscal sobre a educação superior do país.

Fonte: Adufes