Assembleia quarta (7) debaterá Future-se e adesão à Greve Nacional da Educação

A plenária será às 10h, na sede da Adufes (campus Goiabeiras/Ufes), em Vitória.

Em decorrência da gravidade do que propõe o governo Bolsonaro para as universidades, a diretoria da Adufes decidiu por convocar a categoria docente para assembleia, mesmo em período de recesso acadêmico.  “O momento é crítico e todos/as os/docentes devem fazer um esforço coletivo para participar da plenária e das mobilizações previstas para o início de agosto”, alerta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Por isso, o programa “Future-se” e o 13 de agosto (Greve Nacional em Defesa da Educaçãoserão os pontos centrais da Assembleia Geral da Adufes. A ideia é que logo no início da plenária ocorra uma roda de conversa que discorrerá sobre o Future-se.  Será, portanto, um bom momento para a categoria trocar impressões, tirar dúvidas e conversar sobre o tema.

Recém  lançado pelo Ministério da Educação, o Future-se propõe submeter a “autonomia financeira” das universidades, institutos federais e Cefet via captação de recursos junto ao setor privado, através de fundos de investimento, parcerias público-privadas e privatização do patrimônio imobiliário das IFE. A gestão passará a ser feita por organizações sociais, que são espécies de empresas privadas supostamente sem fins lucrativos.

CONAD.  A orientação do Sindicato Nacional (ANDES-SN) é que todas as universidades parem as atividades e participem da Greve Nacional da Educação. “Essa atividade (participação no 13A) faz parte, inclusive, das deliberações do 64º Conselho Nacional do ANDES (CONAD)”, enfatiza o vice-presidente da Regional Leste do ANDES-SN e diretor da Adufes, Ricardo Behr.

As manifestações do dia 13A,  ressalta Behr,  também vão defender a rejeição da reforma da Previdência, em tramitação no Congresso Nacional, e o fim do corte de verba nas instituições de ensino.  Catorze professores/as da Ufes, eleitos em Assembleia,  representaram a categoria da Ufes no 64° CONAD.  

Leia Manifesto de Alerta em Defesa do Ensino Público e Superior –  64º CONAD

Delegação capixaba. Além do professor Rocha, como delegado, a Adufes levou 13 observadores: Ana Carolina Galvão, Bernardete Gomes Mian, Fabíola Leal, Fernanda Araújo  Binatti, Francisco Mauri de Carvalho, Iguatemi Rangel, Josemar Machado de Oliveira, Juliana Mellin, Luciana Pimentel, Maria Daniela Macedo, Rafael Bellan, Raphael Goes Furtado e Thaís Vieira. (Foto)

DIA 13 ESTÁ CHEGANDO E A EDUCAÇÃO NÃO PODE ESPERAR! #Tsunami13A

Pauta da Assembleia é a seguinte:  
-Future-se;
-Calendário: 13/8 – Greve Nacional da Educação 

Fonte: Adufes