Comunidade acadêmica da Ufes marcou presença nas ações de luta da Greve Nacional

A participação de estudantes, docentes e técnicos nas atividades mostrou a força do movimento. Ato público em defesa da educação e da soberania nacional  encerrou a Greve Nacional da Educação. 

Veja galeria fotos do Ato Público e da movimentação da Greve na Grande Vitória; e nos campi de Alegre (CCAE e CCENS) e Ceunes (São Mateus). 

Veja galeria fotos da

As 48 horas de mobilização foram de intensa participação da comunidade acadêmica. Na quinta-feira,3/10, os portões do campi de Goiabeiras e Maruípe, em Vitória, amanheceram fechados. 

“O movimento está sendo um sucesso com intensas atividades durante o dia até a noite”, disse o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Em Maruípe, a mobilização se concentrou nas entradas do Centro de Ciências da Saúde (CCS), onde se fizeram presentes docentes, técnicos e estudantes. Com os dois portões  fechados, os manifestantes promoveram aulas públicas, panfletagens e atividades diversas previstas na programação.

Em Goiabeiras, o protesto contra os cortes de gastos realizados pelo governo e contra o projeto Future-se, proposto pelo Ministério da Educação (MEC) contou com ações no portão norte, local onde também foram instaladas tendas para realização das atividades da Greve Nacional.

Sarau da Resistência. Na tarde de quarta-feira,2/10, não faltaram arte, cultura e luta no local de concentração do movimento paredista no campus de Goiabeiras. 

Muita gente passou pelo “ Sarau da Resistência”  que se transformou em um espaço de expressão de música, poesias, poemas e de discussões sobre os rumos da educação. 

 

Na luta, sempre! Com tantas mobilizações, ainda sobra tempo para outras tarefas.  Durante a greve, entre os intervalos das atividades, professores e alunos aproveitavam também para por a leitura em dia e estudar na tenda da greve. Esse foi o caso de Gulherme Gôgo , mestrando de Política Social, e Micaela  Moreira, do Serviço Social. “Lutar, mas sem parar de estudar ”, disse Guilherme.  

 

Future-se.O 2º e último dia da Greve Nacional da Educação  seguiu movimentado com rodas de conversas, oficinas e debates. A professora Yolanda Guerra, da UFRJ, fez apresentação na parte da manhã (campus de Goiabeiras) sobre as tendências e perspectivas para o trabalho e a formação profissional em serviço social.

Antes dela, foi a vez do professor da Ufes Rafael Bellan que abordou o tema “A fábrica do sujeiro neoliberal e o Future-se”. A programação seguiu durante o dia.

Ato Público. Às 17h, a comunidade acadêmica, petroleiros, trabalhadores da Cesan, Correios e outras  estatais começaram a se concentrar em frente ao Teatro Universitário para. Por volta das 18h30, os manifestantes saíram do campus em caminhada até a sede da Petrobras, na avenida Reta da Penha.

A passeata marcou o encerramento dos dois dias de greve. O movimento protestou contra os cortes de recursos para as áreas de ensino, pesquisa e extensão e ainda contra o Future-se,  programa do Ministério da Educação (MEC) que objetiva a privatização das instituições federais de ensino. 

Primeiro dia de Greve na Ufes começa com portões fechados

Greve Nacional da Educação começa nesta quarta com ampla programação na Ufes

Fonte: Adufes