Enchentes: Animais recebem cuidados de equipe da Ufes


Na volta às aulas, profissionais e estudantes de Medicina Veterinária (Alegre) e do Hospital Veterinário (Hovet) da Ufes vão organizar mutirões de assistência a animais que foram resgatados das chuvas no sul do Estado. No mês passado, durante as enchentes, muitos estavam em situação de vulnerabilidade ou doentes. “Encontramos muitos animais feridos ou sem acesso a alimentos e que precisaram de auxílio”, diz a professora, Aline Bregonci, chefe do Departamento de Medicina Veterinária e diretora da Adufes.

O trabalho da equipe do Departamento de Medicina Veterinária do Centro de Ciências Agrárias e Engenharias (CCAE/Alegre) e do Hospital veterinário (Hovet), segundo a docente, foi extremamente importante. O grupo atuou na administração de medicação, vacinas e vermífugos. “As ações foram para evitar a contaminação de humanos por doenças decorrentes das chuvas, como a leptospirose”, lembra Aline.

O trabalho, coordenado pelo professor Douglas Severo, compreendeu as regiões de Rive, Departamento da Placa, Sobreira e no entorno do Posto Pombal. Mais de 20 alunos e docentes da Ufes participaram da ação, atendendo cerca de 200 animais, entre cães e gatos. Todos foram vacinados, vermifugados, desparasitados e alimentados.

“Vamos continuar ajudando os humanos e os animais. A próxima ação da equipe será organizar o controle de natalidade por meio de castração dos animais e medidas profiláticas”. Os profissionais e estudantes da Ufes trabalharam em conjunto com o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) e com  Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-ES). Para que a ação fosse possível, os voluntários contaram com doações de ração, medicamentos e vacinas.

Fonte: Adufes