Pós-carnaval, diretoria da Adufes retoma cronograma de visitas à base

As reuniões de trabalho seguem forte.  Até às vésperas da plenária, a diretoria já terá feito dezenas de encontros em centros, departamentos e conselhos departamentais nos campi da Grande Vitória (Goiabeiras e Maruípe) e interior do ES (Alegre e São Mateus).

A nova gestão da Adufes está percorrendo as unidades e debatendo com as/os docentes a construção da Greve Nacional da Educação definida para  18 de março, data em que o serviço público do país também agenda uma mobilização nacional. Na passagem pelas unidades, a diretoria do sindicato entrega materiais de divulgação, como o panfleto  da Assembleia Geral e um ‘leque Educação Sim’, que tem no verso um poema de Lizandra Souto em alusão ao 8 de março – Dia Internacional da Mulher.

“Precisamos nos fortalecer para juntas/os  barrarmos a tentativa de desmonte dos nossos direitos e da educação pública”, frisa sempre a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, durante a rodada de reuniões nos locais de trabalho. Participam das visitas, além da diretoria, membros do Conselho de Representes, que se dividem para percorrer as unidades. 

Já foram realizados encontros nos Departamentos de Terapia Ocupacional, Farmácia, Educação Integrada em Saúde, Fonoaudiologia, Psicologia Social e do Desenvolvimento, colegiado do PPGE, Conselhos departamentais do CCHN, CEFD, CCENS e CCA (Alegre).

A partir da próxima semana já estão previstas visitas nos Departamentos de Medicina Veterinária (Alegre), Filosofia, Medicina Social, Biologia,  Administração, Oceanografia, Línguas e Letras e no Conselho Departamental do CEUNES (São Mateus).

Nas conversas, a diretoria tem reiterado  que a categoria deve se preparar para o enfrentamento de medidas, portarias e outros ataques do governo, como a redução da jornada de trabalho e dos salários, prevista na PEC da Emergência Fiscal (186) e a reforma administrativa.

Nas visitas, a secretária-geral da Adufes, Junia Zaidan, registra seu  agradecimento pelo comparecimento das/os docentes nas eleições da entidade (novembro/19), que legitimou e garante suporte aos dirigentes. “A Adufes está aberta à participação de todas/os que queiram informações sobre as PECs, decretos e cortes”, destaca a professora, sempre lembrando que é fundamental a participação  na plenária do dia 5 de março.

A diretoria, inclusive, ressalta que está à disposição para estar presente em outras reuniões nos locais de trabalho. Para isso, os interessados podem procurar a Adufes para agendar uma data.

Transporte para docentes do interior. As visitas nos campi do interior (São Mateus e Alegre) têm mobilizado a categoria para as discussões. Nessa quinta-feira (20), a vice-presidenta do Sindicato, Aline Bregonci, o conselheiro Éder Carlos Moreira (CCENS) e a conselheira Ana Cláudia Meira (CCAE), reuniram-se com docentes no auditório do prédio administrativo, em Alegre, com ótimo comparecimento.  

“Para facilitar a ida de todos para a capital, o sindicato irá reembolsar as despesas com o deslocamento ou disponibilizará transporte (van/ônibus), caso o grupo seja grande”, destacou Aline.

A formação de caravana para participar da assembleia geral em Vitória, estende-se à categoria do Centro Universitário Norte do ES (Ceunes). Lá, o trabalho de mobilização está sendo reforçado pelo conselheiro André Pizzaia, do departamento de Matemática Aplicada, além da diretora Keli Xavier. 

Participe, compareça à Assembleia Geral da Adufes e  engaje-se  na luta!

Fonte: Adufes