Novo Coronavírus: comunidade universitária da Ufes realiza ações e cria projetos de prevenção à pandemia

Uma rede de apoio se espalhou pelos campi da UFES desde o início da pandemia do Covid-19. Confecção e doação de acessórios  – inclusive com o objetivo de gerar trabalho e renda  – , de escudos faciais, conserto de equipamentos hospitalares, oferta de consultoria contábil, serviço de telessaúde, entre inúmeras outras ações mostram a comunidade acadêmica colaborando  no enfrentamento à pandemia. 

“As ações surgem a cada momento a partir de demandas locais e visam atender, principalmente, às famílias em vulnerabilidade social, hospitais, profissionais de saúde e a própria comunidade interna”, destaca a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, que convida as/os docentes a participarem da rede de solidariedade, contribuindo de alguma forma em suas respectivas áreas de conhecimento.

Para este fim, a Adufes disponibiliza o e-mail coronavirusadufes@gmail.com que receberá informações sobre os trabalhos que estão sendo realizados pela comunidade acadêmica para eventual divulgação no site e nas redes sociais do Sindicato.  

Ação solidária no CCS. A solidariedade tem agregado docentes dos cursos de Nutrição e de Enfermagem da Ufes, em Vitória, a um grupo de costureiras dos bairros da Piedade, Penha, Santa Marta, em Vitória, e também da região de Cariacica.  As profissionais abraçaram o projeto de confecção de máscaras caseiras feitas em tecido de algodão ou  em TNT contra o novo coronavírus. 

Os materiais utilizados e a remuneração das costureiras são resultados de doações. As contribuições em dinheiro podem ser feita no picpay @mascara.solidaria. Já para a doação de materiais, deve ser feito contato por meio da página Máscara Solidária, no Facebook.  A compra dos tecidos e elásticos e a entrega dos materiais nas casas das profissionais são realizadas pela equipe idealizadora da ação e por voluntários.

“As máscaras serão doadas para pessoas das comunidades do entorno que precisam sair de casa para fazer compras, ir ao médico, à farmácia e que não têm condições financeiras para adquirir materiais de proteção”, explica a professora Maria Del Carmen Bisi Molina, do Departamento de Educação Integrada em Saúde. No entanto, ela alerta que a máscara funciona apenas como barreira e, portanto, por ser permeável, não evita a entrada do vírus.

Em suma, destaca a docente, a máscara é uma forma de prevenção, mas deve ser complementar aos cuidados de higiene pessoal, como lavar as mãos de forma frequente e, sobretudo, ao distanciamento social.  Até o dia 13 de abril, estima-se que mil máscaras começarão a ser entregues às famílias.

A costureira Ivone Evangelista Correia, 62 anos, moradora do Bairro da Penha, está trabalhando durante o isolamento social. Para cada máscara que produz recebe R$ 2,00. Morando sozinha, o projeto ajuda dona Ivone a ter mais uma fonte de renda para complementar a aposentadoria.

Conserto de equipamentos. A preocupação com os profissionais de saúde e atendimento à população é grande. Uma equipe de professores, estudantes da graduação e da pós-graduação dos cursos do Centro Tecnológico (CT) está atuando na recuperação de equipamentos hospitalares de hospitais públicos e filantrópicos do estado, inclusive fazendo cursos on-line para se qualificar na área de manutenção de equipamentos.

O professor do Departamento de Engenharia Elétrica Marcelo Segatto é responsável pelo contato com as unidades hospitalares. Os equipamentos de manutenção utilizados nas aulas da graduação e pós-graduação foram reunidos em uma sala adaptada para o laboratório de emergência.

Veja na lista alguns projetos desenvolvidos pela comunidade acadêmica da Ufes 

A relação será atualizada à medida que surgirem novas iniciativas. Divulgue sua contribuição e nos ajude a manter as informações atualizadas por meio do endereço eletrônico coronavirusadufes@gmail.com, se possível, também enviando-nos fotos/vídeos que poderão ser utilizados na divulgação.

Outras notícias 

Campanhas de solidariedade contra os impactos do coronavírus no ES 

C/ÁUDIOS – Coronavírus – Produção científica e rede de colaboração dos docentes da Ufes reforçam prevenção e pesquisa

Fonte: Adufes