Prorrogado o mandato da diretoria do ANDES-SN

8º Conad Extraordinário, realizado na última semana, contou com participação de 224 representantes.

O processo eleitoral do ANDES-SN (2018-2020) foi suspenso pela Comissão Eleitoral Central (CEC), em decorrência da pandemia da Covid-19.  Os delegados e as delegadas presentes no Conad votaram pela prorrogação do mandato da atual gestão por um período de até 90 dias, prorrogáveis por até 90 dias. O encontro ocorreu nos dias 30 e 31 de junho, excepcionalmente, de forma virtual.

Durante a última plenária, foram discutidos três Textos de Resolução (TR) sobre os termos em que se dará a prorrogação do mandato da diretoria do ANDES-SN. O primeiro, TR 10, apresentado pela atual gestão, defendeu a prorrogação do mandato (biênio 2018-2020), pelo prazo de até 90 dias, prorrogáveis por até 90 dias, 28 de dezembro. Propôs que a Comissão Eleitoral Central (CEC) seja responsável por refazer o regimento e o calendário eleitoral e que a diretoria convoque um novo Conad Extraordinário, até setembro de 2020, para deliberar sobre o novo regimento e calendário eleitoral. O texto foi aprovado sem modificação.

Outra proposição foi o TR 11, que defendeu ampliação por 90 dias, improrrogáveis, do mandato da atual diretoria. Os docentes que assinaram o texto propuseram a realização de eleições por meio virtual, assegurando normas extraordinárias de disputa, além de garantir um aplicativo que permita uma votação centralizada nacionalmente, com um protocolo que contemple a segurança, a auditagem e a lisura do pleito. Eudes Baima, da Sinduece SSind, um dos sindicalizados que assinaram o TR11, ressaltou a dificuldade do momento atual, ao defender a proposta. As propostas, afirmou Baima, “abrem caminho para sairmos dessa situação difícil em que estamos. A primeira, realizada virtualmente, as nossas eleições, consideramos que não é heresia. O Conad e as assembleias estão sendo realizados virtualmente, o que não tira a legitimidade”

Já o TR 12 propôs que se encaminhe para as seções sindicais a discussão sobre formas de deliberação nas diferentes instâncias do Sindicato, durante o período da pandemia do novo coronavírus, e que se convoque o 9º CONAD Extraordinário, até 30 de agosto de 2020, para tratar dessas novas formas de deliberação. Sugeriu, ainda, que fosse aprovado o adiamento do fim do mandato da diretoria do ANDES-SN até o final do ano de 2020 e que a CEC retomasse os debates entre as chapas concorrentes para a próxima diretoria. Luís Mauro da Adurrj SSind., um dos docentes que assinaram o TR 12, indicou a importância da continuidade do debate sobre as eleições do ANDES, ainda que o calendário esteja suspenso. É necessário “intensificar as lutas e diálogo com a base através da criação de uma web TV que contemple todas as forças política, entidades e espaços para que se expresse, funcione diariamente por cinco meses”, disse.

A plenária do Conad entendeu que a aprovaçào do TR10 acarretava a automática exclusão dos demais TR.

Conjuntura e Movimento Docente. No primeiro dia de debate (30/7) do 8º Conad Extraordinário do ANDES-SN discutiu-se a conjuntura internacional e nacional e o movimento docente diante do cenário imposto nos últimos meses, contexto de crise sanitária intensificada pelo novo coronavírus.

Os ataques do governo Bolsonaro ao longo do último semestre, após o início da pandemia, foram pautados. Entre esses, o desmonte das políticas de meio ambiente, as diversas medidas provisórias favorecendo grandes empresas e atacando direitos trabalhistas. Além disso, também se discutiu a total ausência de uma política nacional de combate à Covid-19 e de assistência à população para que se pudesse efetivar um isolamento social.

Ensino remoto. As delegações das seções sindicais do ANDES pautaram no Conselho o debate sobre o ensino remoto, no primeiro dia do evento. Foram apontados alguns dos interesses do governo e do Capital, por trás da imposição da modalidade de ensino nas universidades públicas, institutos federais e Cefet. Para a plenária, o cenário de pandemia é uma oportunidade de ampliar a educação à distância, aprofundar a precariedade do ensino, intensificar a exploração do trabalho docente e transferir recursos públicos para os grandes conglomerados de tecnologia da informação, que também põem em risco a autonomia informacional das entidades educacionais públicas (Confira o debate realizado pela Adufes sobre plataformas digitais e a vigilância na educação).

Outro aspecto do ensino remoto abordado nas discussões foi seu caráter excludente, imposto em diversas instituições, que ignoram parcela das/dos estudantes, em especial mulheres, negros e negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência. Foram pautadas, ainda, as diferentes dificuldades materiais e subjetivas da comunidade acadêmica em relação  à modalidade não presencial de ensino durante a pandemia.

Plenária de encerramento. Na plenária final (31), Eblin Farage, secretária-geral do Sindicato Nacional, fez a leitura da Carta do 8º Conad Extraordinário. O documento traz as principais deliberações da atividade nacional. Leia aqui o documento.  Delegada eleita pela Assembleia da Adufes, Junia Zaidan apontou a urgência de que o ANDES “amplie sua combatividade, ousando nas pautas e fortalecendo a unidade de ação com outras organizações da classe trabalhadora”. Diante de uma pandemia que alterou não só o calendário do Sindicato Nacional, mas a vida de todas e todos, a secretária geral da Adufes salientou que “a mobilização pelo Fora Bolsonaro, que vinha sendo construída para a greve de 18 de março, deve ser priorizada, ainda que o enfrentamento jurídico e a atuação na esfera parlamentar também precisem continuar”. Além de Junia Zaidan, a delegação da Adufes também foi composta por Mônica Vermes e Raphael Furtado.

O encontro, com tema único “Prorrogação do Mandato da Diretoria Biênio 2018/2020” aconteceu em plataforma virtual e reuniu 65 delegado(a)s, 133 observadoras/es, sete convidado(a)s e 20 diretoras/es do Sindicato Nacional.

Fonte: Adufes (Com informações Andes-SN)