CARTA ABERTA CONTRA A PEC 32/2020 : A Reforma Administrativa é a Destruição do Serviço Público Brasileiro

 

As 36 entidades no Espírito Santo que assinam esta carta aberta manifestam-se contrariamente à Proposta de Emenda Constitucional- PEC 32/2020, apresentada pelo governo federal, que atinge todas as instâncias do serviço público do poder executivo, municipal, estadual e federal e, de forma perversa, a população, a quem o Estado deve garantir serviços públicos de qualidade.

A PEC32  proposta por Bolsonaro e Guedes deforma o próprio  Estado brasileiro, pois destrói seu caráter social, substituindo-o por um Estado ultraliberal; é um ataque que vai além do serviço público, atingindo o conjunto da população, com o objetivo de aumentar as áreas de “negócio” lucrativo aos banqueiros e grandes empresários, que vivem da exploração da grande massa da população.

Estão na pauta da PEC32, entre outras coisas, o fim do concurso público (que trará de volta práticas de apadrinhamento, empreguismo), o fim do regime jurídico único (que aprofunda a desigualdade já existente, entre servidores de diversas esferas ao possibilitar a contratação de trabalhadores de forma precarizada); o fim  da estabilidade de emprego (que submete os servidores a uma lógica de governo, tornando-os vulneráveis a ameaças, perseguição e como estratégia para ampliar a corrupção que este governo já pratica, como as “rachadinhas”),  o afrouxamento contratual de serviços para com a iniciativa privada (escancarando o setor público à iniciativa privada, que visa sempre o lucro e não o atendimento da população) e a concentração de amplos poderes  nas mãos do Executivo para alterar todo o arcabouço  de cargos públicos do Estado.

São áreas como a educação, o INSS, os bancos públicos, o SUS entre tantas outras em que a população ainda encontra alguma forma de acesso aos serviços de que precisa. Este governo ultraliberal afirma que a Reforma tem o objetivo de cortar gastos, como se o atendimento à população através do serviço público fosse de fato o motivo do esvaziamento dos cofres públicos. Responsabilizam o serviço público enquanto os banqueiros e grandes empresários enchem os bolsos através do sistema da dívida pública, que transfere recursos pertencentes ao povo para o o setor privado.

O serviço público e os servidores atuam para atender à população, que constrói e sustenta o país com seu trabalho e impostos. Mas, junto da mídia comercial, o governo tenta jogar a população contra os servidores, até  mesmo culpando-os pela crise sanitária, econômica e política. Tudo isso para esconder quem tem privilégios, trai os interesses do povo e  adota práticas corruptas, como este governo e seus aliados.

Portanto, as 35 entidades abaixo assinadas rejeitam a PEC 32 da Reforma Administrativa, posicionando-se intransigentemente na luta por serviços públicos de qualidade para o povo brasileiro e pelo respeito e valorização dos servidores públicos.

Fórum Capixaba em Defesa da Vida dos Trabalhadores

CSP Conlutas-ES

CUT-ES

Intersindical CCT

CTB-ES

Adufes

AEPET

AFIDAF

ANFFA Sindical DS-ES

ASSIN

CNTE

Coletivo LUTE-ES: Luta Unificada dos Trabalhadores em Educação do ES

Corrente Sindical e Popular Resistência e Luta Educação

DCE Ufes

Núcleo Capixaba da Auditoria Cidadã da Dívida

MST

Sinasefe Seção Ifes

Sindfer

Sindibancários-ES

Sindifiscal-ES

SINDSMUVI

Sindiupes

Sindpetro

Sindprev-ES

Sindipúblicos/ES

Sindsaúde-ES

Sindienfermeiros-ES

Sintect

Sintufes

Sindijornalistas/ES

SISMA

SISPMC

SISPMI

UNCME  

Coletivo Educação Pela Base       

PAD-vIX

                                                                                                                                 

Fonte:Adufes