Fórum Capixaba em Defesa da Saúde

privaO Fórum realiza oficina de produção de cartazes para a manifestação pacífica que ocorre no país. A oficina irá anteceder a manifestação e ocorrerá às 15 horas, em frente à cantina do Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, na Ufes.

“A saúde pública também precisa ser questionada. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), os usuários do SUS precisam saber o que muda, inclusive, coma a adesão da Ufes a essa empresa”, diz Marcos Nepomuceno Silva, integrante do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública.

Segundo ele, na oficina o grupo estará confeccionando cartazes com dizeres e pintura em defesa da saúde pública. No final da tarde, os integrantes vão se juntar aos demais manifestantes do Ato Nacional a favor da Democracia, nome da manifestação que acontecerá amanhã em diversas cidades. Além de Vitória, estão previstas manifestações em algumas cidades do interior, como Aracruz, Castelo, Baixo-Guandu, Colatina e Alegre.

Faixas do Fórum de “abre-alas”. Com dizeres pedindo o fim da privatização da saúde, da gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) nos hospitais universitários e das Organizações Sociais na Saúde (OSs), os manifestantes vão pedir mais recursos para o SUS, melhoria do atendimento aos usuários e fim do pó preto da Vale que traz prejuízos à saúde.

Percurso da manifestação. Em Vitória, a concentração será a partir das 17h30, em frente ao Teatro da Ufes. Os manifestantes sairão da Avenida Fernando Ferrari e seguirão pela Avenida Nossa Senhora da Penha (Reta da Penha) até a praça de pedágio da Terceira Ponte. De lá eles caminharão para as sedes da Assembleia Legislativa e Tribunal de Justiça, na Enseada do Suá.

Ato Público. O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde lembra a população estará nas ruas para pedir mudanças. “A população está expondo todo seu mal-estar e indignação. E nós, enquanto Fórum de Saúde defendemos um Sistema Único de Saúde público e de qualidade, e que tem a justiça social como princípio”, conclui Marcos.

Fonte: Adufes