Protesto leva mais de 20 mil pessoas às ruas de Vitória

20milproestsoEm marcha, manifestantes partiram da Ufes e cruzaram a Terceira Ponte

A manifestação ocorreu, ainda, de forma simultânea em mais de 15 cidades brasileiras.
Apesar da violência policial, ocorrida em frente à residência oficial do governador, em Vila Velha, os participantes, via redes sociais, consideraram positivo o balanço da manifestação. Novo protesto está programado para esta quinta-feira.
Os estudantes voltaram para as ruas de Vitória nesta segunda-feira (17). A partir das 17 horas os manifestantes começaram a se concentrar em frente à Ufes, em frente ao Teatro Universitário. Após seguir pela Reta da Penha, o grupo de mais de 20 mil pessoas (segundo estimativas da PM), ocupou a praça do pedágio da Terceira Ponte. Já passava das 21 horas quando os manifestantes decidiram rumar para a porta da residência oficial do governador Renato Casagrande, em Vila Velha.

Pelas redes sociais, mais de 17 mil internautas confirmaram presença no protesto. Os organizadores, no início do protesto falavam em 5 mil pessoas. Mas a PM estimou em 20 mil o número de manifestantes que tomaram as ruas de Vitória e Vila Velha.

Os manifestantes cobram o cumprimento das promessas feitas ao movimento contra o aumento; a não a privatização da BR-101; fim do Pedágio RodoSol/Terceira Ponte; revisão de planilhas do sistema Transcol; explicações sobre a “falsa redução tarifária”; investigação sobre a Federação Capixaba de Futebol; fim da criminalização dos movimentos sociais capixabas e um novo modelo de mobilidade Urbana para o ES e também criticam os gastos para a organização de grandes eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada.

“Chegou a hora do povo de Vitória sair às ruas novamente! Chega de bilhões por uma Copa do Mundo, chega de baixo investimento na educação, na saúde, na segurança. Chega de mortos nos corredores de hospitais. Chega de inocentes mortos por balas perdidas. Chega de mensalão. Chega de corrupção. Chega de tarifa absurda. Chega de trabalhar o dia todo e pegar um ônibus lotado. Chega de políticos milionários. Chega de redução de salário de professores. Chega de impunidade aos poderosos”. Esses são alguns frases dos manifestantes postados nas redes sociais durante o protesto.

*Com edição da Adufes

Fonte: Século Diário