Vitória: docentes das estaduais baianas fecham acordo com governo

imp-ult-1924488597O Fórum das ADs quer agora discutir orçamento e criação GT de carreira.

Após várias denúncias acerca da condição salarial dos professores das Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) – considerada uma das piores do Nordeste -, foi firmada negociação entre o Movimento Docente (MD) e o governo do estado na tarde de quinta-feira (6). O acordo, assinado no Centro Administrativo Fundação Luiz Eduardo Magalhães (Flem), em Salvador, garante à categoria incorporação total do restante da Gratificação por Condições Especiais de Trabalho (CET) para este ano, sendo 9% em maio, 9% em novembro e 5,20% em dezembro. Além isso, soma-se às conquistas o reajuste salarial de 7% em 2014 para todas as classes e níveis, que será dividido em duas parcelas: 4% para junho e 3% para dezembro.

Apesar de o governo não atender a pauta na sua totalidade, o Movimento Docente se considera vitorioso em perceber que os esforços e lutas resultaram em um acordo que desmistificou o “limite prudencial” posto em mesa. A pauta da Campanha Salarial, protocolada em 14 de junho de 2012 pelos docentes, solicitava um reajuste de 28% que garantia a equiparação salarial com os docentes das estaduais do Ceará. Além disso, o documento também reivindicava a revogação da Lei nº 7176/97 e a discussão do financiamento das Ueba a partir de subvinculação de, no mínimo, 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI). O Movimento continua alerta, afinal, apesar das conquistas, a posição intransigente e taxativa do governo no discurso de falta de verba e limite prudencial mostra claramente a dificuldade em compreender a importância dessas reivindicações para o bom funcionamento das Ueba.

O Fórum das ADs, composto pela Adufs, Adusb, Aduneb e Adusc, Seções Sindicais do ANDES-SN, também cobrou do governo o comprometimento na marcação de uma reunião para julho com o objetivo de discutir orçamento, a lei nº 7176/97, além da criação de um GT para discutir carreira. O Movimento Docente entende que a luta por uma universidade pública gratuita, autônoma, democrática, de qualidade e socialmente referenciada deve continuar.

Na ocasião, estiveram presentes os representantes dos docentes e do ANDES – SN, do governo e do Fórum dos Reitores, que testemunhou a conquista da categoria ao longo do processo de negociação.

Nota
Neste domingo (9), o Fórum das ADs publicou uma nota no Jornal A Tarde sobre o fechamento da campanha salarial 2012, que após intensa mobilização dos docentes, resultou na assinatura do acordo com o governo no dia 6 (confira).

* Com edição do ANDES-SN

* Imagem: Fórum das ADs

Fonte: Fórum das AD’s