Festa de 35 anos da Adufes é marcada por história da luta

Durante a cerimônia foi exibido um vídeo sobre a história de fundação do sindicato.

IMG 0119Realizada na sexta-feira, 21, a comemoração pelos 35 anos da Adufes, fundada em 31 de maio de 1978, reuniu na sede da entidade, em Vitória, cerca de 400 associados e familiares, que celebraram com muita música, dança e animação a trajetória de luta e resistência de uma das mais combativas entidades do movimento sindical capixaba.

Vídeo em homenagem aos 35 anos. Para marcar a data, houve lançamento de um vídeo com depoimentos de ex-presidentes, representantes do Comando Local de Greve (2012) e do atual presidente que falou sobre o processo de construção da carreira docente.  O documentário conta a história da Adufes fundada, na época, com caráter mais associativo, até a transformação em seção sindical do Andes-SN. Conta, ainda, lutas mais recentes da categoria.

Diversos docentes relatam a forma de organização interna e os desafios vividos no período histórico em que estiveram à frente da associação. O evento foi marcado ainda pelos lançamentos do selo comemorativo e do novo site da Adufes. Todos os registros e os principais momentos da festa dos 35 anos da Adufes poderão ser acessados www.adufes.org.br

Cerimônia emociona associados. Durante a solenidade de abertura, um grupo de professores fundadores do sindicato saudou antigos companheiros.  “É um prazer estar aqui. Sabia que ia encontrar pessoas com quem partilhei”, disse o ex-presidente (1983) Benedito Tadeu César que relatou, junto com os demais, os momentos de organização política e sindical durante o regime militar.   

“O dia é de festa, alegria e descontração, mas também de celebração por todas as lutas que passaram e por aquelas que ainda virão. Feliz aniversário ao nosso sindicato e parabéns categoria por sua história de luta”, parabenizou o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Discurso destaca a necessidade de intensificar a mobilização da categoria. Emocionado, o professor Rocha chamou os docentes para continuarem lutando. “Reconhecemos que o contexto histórico em que essas conquistas aconteceram não é exatamente o mesmo de hoje. Não tem sido fácil manter o que já conquistamos e, ainda, avançar em direção de outras bandeiras”, disse o professor Rocha.

Ele ainda fez um alerta aos docentes. “O nosso inimigo não se deu por vencido. Continua contra atacando, boicotando e retirando direitos que foram conquistados com muita luta”. E lembrou: “estamos vivenciando a desestruturação de uma carreira que foi organizada em 1987, sem falar da autonomia universitária e da aposentadoria integral. Mas, mesmo diante deste nefasto quadro não nos demos por derrotados e continuamos nos mobilizando”, concluiu.IMG 0117

Música e dança alegraram a noite. Os professores e seus convidados puderam dançar e curtir a noite ao som do DJ Emerson Vaz, que com um repertório variado não deixou ninguém parado. Bolo de aniversário, um brinde com champanhe, seguido de um coquetel agradaram a todos.

Confira aqui as fotos da Festa dos 35 anos da Adufes.

Fonte: Adufes