Participe: debate hoje sobre a onda de protestos no Brasil

 

A mesa redonda, promovida por movimentos populares e sociais, entre eles a Adufes, será hoje (terça-feira), 02, às 18 horas, no salão Azul do CCJE, ED VII, no campus da Ufes, em Goiabeiras. 

Nos últimos dias, temos visto multidões irem às ruas reclamarem seus direitos. O fenômeno de massa, principalmente de jovens conectados às redes sociais, agitou a vida política brasileira. Convocados pela internet, os protestos foram desencadeados pelo aumento no preço das passagens de ônibus em todo o país, mas ganharam outras vozes insatisfeitas com os serviços públicos, com os gastos nas obras para a Copa do Mundo 2014, com a impunidade e corrupção no país, e outras queixas.

“Há uma preocupação em entender esse processo de lutas que tomou conta do país. Esse debate de terça-feira, 02, visa justamente interpretar a conjuntura política nacional e qualificar as lutas dos movimentos organizados nas manifestações que prometem continuar”, diz o professor Helder Gomes, do Grupo de Estudos e Pesquisa em Conjuntura do Departamento de Economia da UFES.

Questionamentos das entidades. Que lições se apresentam atualmente para o debate? Como qualificar ainda mais as lutas neste momento? Esses são alguns dos questionamentos que nortearão o debate de terça-feira, 02, na Ufes. “A ideia é construir um movimento unido e mobilizado a partir da análise do momento de efervescência do país”, ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Dia Nacional de Luta. De acordo com o presidente da Adufes, o debate é um preparativo para o Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações, marcado para 11 de julho. Convocado pelas centrais sindicais brasileiras -CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST, juntamente com o MST e o Dieese – o Dia de Lutas tem como tema “Pelas liberdades democráticas e pelos direitos dos trabalhadores”.

A mobilização visa pressionar a presidenteDilma Rousseffa dar mais atenção à pauta dos trabalhadores em todo o país. Em reunião na quarta, 26, a presidente não mostrou disposição em dialogar com as reivindicações conjuntas apresentadas pelas oito centrais sindicais. As entidades apresentaram sete eixos que compõem a pauta do Dia Nacional de Luta.
Fonte: Adufes