ANDES-SN mobiliza sua base para o dia 11 de julho

O ANDES-SN enviou nesta terça-feira (2) uma circular às suas seções sindicais reforçando a importância da participação nas atividades marcadas para o dia 11 de julho, data proposta pelas oito centrais sindicais brasileiras e outros setores articulados no âmbito do Espaço de Unidade de Ação para a realização do Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações.

“Nesse momento em que essa manifestação contundente da população ganha uma inflexão marcante para toda a sociedade, é necessário que os setores organizados na luta cotidiana e contínua dos trabalhadores reforcem sua atuação, chamem a atenção para as nossas pautas, pelas quais temos lutado há anos, e demonstrem que a luta de nossos sindicatos é também do povo brasileiro”, aponta o documento.

O Sindicato Nacional indica a realização de assembleias gerais para deliberação sobre a participação e as atividades a serem preparadas para o dia 11 de julho e solicita que informem os encaminhamentos das mesmas, para a construção de um quadro que dê visibilidade à luta conjunta dos SPF e demais trabalhadores.

Algumas seções sindicais como dos docentes das universidades federais do Amazonas (Adua), de Pelotas (Adufpel), Fluminense (Aduff), do Espírito Santo e a Associação dos Docentes da Universidade Estadual do Piauí (Adcesp) já deliberaram por paralisações e manifestações. Outras como as associações dos Docentes das universidades federais do Rio de Janeiro (Adufrj), da Paraíba (Adufpb), do Pará (Adufpa), do Pernambuco (Adufepe), do Rio Grande já têm assembleia agendada para os próximos dias pautando o tema.

O ANDES-SN pede o empenho das seções sindicais para que “tenhamos uma atividade marcante, nesse momento de luta conjunta das centrais, dos SPF e da população brasileira”. Leia a íntegra do documento. 

Pauta do Dia Nacional de Lutas com Greves e Mobilizações
As centrais brasileiras CSP-Conlutas, CUT, UGT, Força Sindical, CGTB, CTB, CSB e NCST indicaram os eixos que compõem o pleito unificado das mais diversas categorias da classe trabalhadora como pauta para o Dia Nacional de Lutas, em 11 de julho.

A redução das tarifas e melhoria da qualidade dos transportes públicos; o aumento nos investimentos da saúde pública; posição contrária ao Projeto de Lei 4330/2004, que trata sobre terceirização de mão de obra; pelo fim dos leilões de petróleo; pelo fim do fator previdenciário e valorização das aposentadorias; pela redução da jornada de trabalho; e a Reforma Agrária integram a pauta de reivindicações, que já foram apresentadas à Presidente Dilma Rousseff em reunião com os representantes das oito centrais sindicais, no dia 26 de junho (saiba mais aqui).

Na perspectiva de articular-se e fortalecer o dia 11de julho, as entidades que compõem o Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais reuniram-se na última semana e estabeleceram como itens de pauta a serem agregados nas manifestações do dia 11 os seguintes pontos:

– Reajuste salarial digno e valorização do servidor público;
– Paridade entre ativos e aposentados;
– Anulação da reforma da previdência de 2003;
– Contra a privatização dos hospitais universitários e da previdência do servidor;
– Não aos leilões do petróleo e ao projeto que cria fundações privadas no setor público (PLP-092/07).

Veja também: 
– ANDES-SN chama docentes a integrar paralisação geral no dia 11 de julho

Fonte: ANDES-SN