Jornal Ocupa ALES: manifestantes fazem vídeos para explicar ocupação

 

De forma bem criativa, os manifestantes que estão acampados desde terça-feira, 02, na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, criaram um telejornal na internet Mais de 100 manifestantes continuam acampados no restaurante da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na Enseada do Suá, em Vitória, reivindicando a votação do projeto de lei que acaba com a cobrança de pedágio na Terceira Ponte (que liga Vitória a Vila Velha). O grupo garante que só sai de lá quando o pedágio cair. A expectativa é que o projeto entre novamente em votação nesta quarta-feira, 10.

Enquanto isso, os manifestantes mantêm uma intensa agenda cultural nas dependências da casa legislativa. Debates públicos sobre as pautas do movimento, oficinas, intervenções visuais e muita música estão na programação. Nesse domingo, 7, um evento cultural levou centenas de pessoas ao prédio. “Foi uma visitação guiada pela casa. Famílias inteiras vieram aqui dizer que estão sensibilizadas com nossa causa”, diz um integrante do grupo.

Os manifestantes criaram ainda o “disque ocupa”, um serviço telefônico (027- 33823826) para receber ligações de apoio da população. “Não diga alô, diga fora rodosol”, recomendam os apresentadores durante a exibição da primeira edição do Jornal Ocupa ALES, lançado na internet nesse domingo. O grupo também vem recebendo donativos da população, como alimentos que são preparados por eles mesmos no restaurante da casa. Nesta segunda-feira, 08, uma padaria da cidade forneceu o café da manhã para todos os integrantes.

O Legislativo capixaba é ocupado por manifestantes desde a última terça-feira, 02,quando a votação de um Decreto Legislativo, que pede a suspensão imediata da cobrança de pedágio na Terceira Ponte, foi adiada. Além dos manifestantes dentro do prédio há outros acampados também do lado de fora, nas escadarias do Legislativo Capixaba.

 

Fonte: Adufes