Fórum Capixaba intensifica atividades para barrar privatização da Saúde Pública

 

Nesta quinta-feira (amanhã), 18, às 18 horas, integrantes do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde se reúnem na sede da Adufes, em Vitória, para discutir a construção de uma campanha que visa o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade é aberta a todos interessados em contribuir com o debate.

Com o tema “Saúde e Sociedade: Contra Privatização da Vida!”, a campanha será lançada em forma de seminário previsto para ocorrer nos próximos dias 15 e 16/08.  A atividade acontece em um momento importante em que se registram medidas e ataques aos serviços públicos de saúde no Espírito Santo. Uma delas foi a entrega da gestão do Hospital Universitário Antônio Cassiano de Moraes (Hucam), em Vitória, a uma empresa de caráter privatista, quebrando uma das diretrizes do SUS.

A maré privatista atinge também os hospitais estaduais, como o novo Dório Silva (Serra), o Hospital Central (Vitória) cujos gerenciamentos foram entregues a Organização Social (OS). “O mesmo deve ocorrer com o São Lucas que será reinaugurado já com contrato de gestão com uma OS”, ressalta Marcos Silva, integrante do Fórum.

 De acordo com a diretora da Adufes, Maria Daniela Corrêa de Macedo, a privatização se dá de modo falseado, através de terceirizações, concessões e repasse dos serviços para a administração de fundações e organizações de interesse privado.  “O dano para a população é inestimável. Para os trabalhadores representam perda de direitos, baixos salários, mais exploração e risco permanente de demissão”, lembra a professora.

Reunião Fórum Capixaba de Saúde Pública

Dia: 18/07 (amanhã)
Horário: 18 h
Local: Adufes (UFES campus de Goiabeiras- Vitória)

Pauta: 
Informes
Construção do Seminário de Lançamento da Campanha “Saúde e Sociedade: Contra a Privatização da Vida!”
Organização do Fórum

Fonte : Adufes