Depois da Assembleia, manifestantes vão bater na porta de Casagrande

O ato acontece na manhã desta sexta-feira (19), com concentração na Assembleia Legislativa, na Enseada do Suá, em Vitória. De lá, os manifestantes seguirão para o Palácio Anchieta, Centro da cidade. 

Os manifestantes do grupo “Não é por 20 centavos, é por direitos” convocaram um novo protesto para a manhã desta sexta-feira (19). Desta vez, a concentração do quinto grande ato do movimento será na frente da Assembleia Legislativa, a partir das 6 horas. Eles devem seguir em caminhada até o Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, sede do Executivo estadual. Antes o grupo deve passar pelo prédio do Tribunal de Contas do Estado (TCE), que será responsável pela auditoria no contrato da concessão da Rodosol, e pela praça do pedágio da Terceira Ponte, que se tornou uma espécie de ícone dos protestos.

A mudança no itinerário dos protestos revela uma mudança no foco das manifestações, que passará a incluir o chefe do Executivo estadual, o governador Renato Casagrande. Durante a assembleia do movimento, realizada nessa terça-feira (16), ficou latente o descontentamento com a interferência do governo na votação do projeto que pretendia o fim da cobrança do pedágio na Terceira Ponte. 

Os manifestantes criticaram também a repressão policial à população, que não conseguiu entrar na Assembleia para acompanhar a votação do projeto, que acabou sendo derrubado na última segunda-feira (15).

página do evento nas redes sociais, os organizadores do protesto criticam as “incontáveis demonstrações de desrespeito” aos cidadãos capixabas nas últimas semanas. Eles citam a reunião do grupo de 15 deputados que faltou às sessões e se reuniu em um hotel de luxo na Capital capixaba para impedir a votação do projeto que zerava a cobrança do pedágio.

“Vamos mais uma vez às ruas mostrar que, diante de tamanha revolta, acordamos para a realidade e queremos, diante dos recentes ocorridos: o fim do pedágio; a não criminalização dos movimentos sociais; a desmilitarização da polícia; e o fim da corrupção”, diz a página, que já teve a confirmação da participação no protesto de 3,2 mil usuários até o fechamento desta reportagem.

Fonte : Século Diário ( com edição Adufes)