58º Conad: leia Moção de Repúdio contra a repressão e criminalização dos movimentos sociais no ES

Os delegados presentes na plenária final do 58º Conad, realizado em Santa Maria (RS) entre os dias 18 e 21 de julho,aprovaram 13 moções. Entre elas, está a que repudia veementemente a criminalização dos movimentos populares, a violência praticada pelo Estado e a falta de diálogo com a sociedade capixaba estabelecida pelo governador Renato Casagrande.

O documento lembra que “em todos os atos de rua, o povo vem sofrendo com o uso desproporcional de força na ação policial, que é sustentada por um discurso de criminalização das movimentações populares criado pelo Estado e veiculado pela imprensa parcial e comprometida com o governo e com os grandes grupos capitalistas do ES”.

 A leitura dos textos foi feita pelo secretário-geral do ANDES-SN, Márcio de Oliveira, juntamente com a leitura da “Carta de Santa Maria” (confira), documento em que estão destacadas, de forma resumida, as deliberações do 58º Conad.

Das 13 moções, duas são de apoio, uma de solidariedade e oito de repúdio. Duas outras moções se manifestaram contrárias à aposentadoria compulsória na Universidade de Buenos Aires (UBA), e ao projeto de Lei Complementar 227/2012 – Código de Mineração -, que incorpora a PEC 215 e permite legalizar latifúndios, assentamentos rurais, cidades, estradas, hidrelétricas e projetos de mineração em terras indígenas.

Entre as motivações, estão o repúdio à repressão policial e criminalização dos movimentos sociais durante as manifestações do último mês; o apoio à greve dos estudantes do curso de cinema e audiovisual da UFPA; e o repúdio ao uso da força policial para desalojar os estudantes que ocuparam o prédio da Reitoria da Unesp em São Paulo.

Reforçando o caráter internacionalista do Sindicato Nacional, os delegados aprovaram também uma moção de repúdio ao ato ilegal e autoritário do Reitorado da Universidade de Buenos Aires (UBA), que pretende aposentar compulsoriamente centenas de docentes da UBA, descumprindo a lei argentina nº 26508, aprovada por votação unânime no Congresso Nacional, que permite ao professor optar pela aposentadoria ou não aos 65 anos.

O conteúdo de todas as moções está disponível abaixo.


– Moção de Repúdio ao quadro de violências e repressão de Estado imposto durante as manifestações
– Moção contrária à aposentadoria compulsória na UBA
– Moção de Apoio à greve dos estudantes do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA
– Moção de Repúdio ao governador Sérgio Cabral pela repressão à juventude no RJ
– Moção de Apoio à comunidade acadêmica do Campus IV – Litoral Norte – da UFPB
– Moção de Repúdio ao uso de força policial para desalojar os estudantes que ocuparam o prédio da Reitoria da Unesp
– Moção contrária ao Projeto de Lei Complementar 227/2012 – Código de Mineração
-Moção de Solidariedade aos docentes da Universidade Federal do Paraná lotados no Campus Litoral
– Moção de repúdio à direção do Setor Litoral da UFPR
– Moção de Repúdio ao fechamento da Escola Estadual Agrícola David Aires França no Município de Arraias – TO
– Moção de Repúdio à falta de transparência e de debate democrático sobre a adesão à Ebserh pela UFPel
– Moção de Repúdio à violência nas manifestações no RJ, na Favela da Maré e contra os partidos de esquerda, movimentos sociais e organizações de trabalhadores
– Moção de Repúdio contra a repressão e criminalização dos movimentos sociais no Espírito Santo


Leia mais: ANDES-SN divulga Carta de Santa Maria, documento síntese do 58º Conad

 

Fonte: Andes (com edição Adufes)