Professores da Ufes aderem à paralisação nacional do dia 30

Nesta terça-feira, 27, o presidente da Adufes participa de nova reunião preparatória para grande ato de 30 de agosto. O encontro das centrais e sindicatos ocorre na sede do Sindicato da Construção Civil (Sintraconst), em Vitória.

 

Os professores da Adufes decidiram em Assembleia Geral, realizada na semana passada, que vão parar as atividades no dia 30 de agosto. A plenária foi convocada para tratar de vários assuntos. Um deles foi a mobilização da categoria para a greve geral desta sexta-feira, 30.

 
Adesão. Os docentes avaliaram como positivas as atividades realizadas no dia 11/07, primeira data de mobilização nacional proposta pelas centrais sindicais. Com faixas e bandeiras de lutas, os docentes, estudantes e técnico-universitários foram para as ruas de Vitória  reivindicar o fim do fator previdenciário, aumento no valor das aposentadorias, 10% do PIB para a educação e 10% do orçamento da União para a saúde e valorização profissional.  

“A capital parou totalmente. Foi um movimento pacífico e forte que retoma nesta sexta-feira,30, porque os governantes não ouviram as reivindicações dos trabalhadores”, ressalta o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Rocha lembra que uma das lutas dos docentes é pelo fim do sucateamento das universidades. “A batalha contra as fundações privadas é uma luta contra a privatização do ensino público”, conclui. 

 

Confira os eixos da pauta unificada proposta pelas Centrais:

– redução do preço e melhor a qualidade dos transportes coletivos;
– mais investimentos na saúde e na educação pública;
– fim do fator previdenciário e aumento das aposentadorias;
– redução da jornada de trabalho;
– Salário igual para trabalho igual, combatendo a discriminação da mulher no trabalho;
– fim dos leilões das reservas de petróleo;
– contra o PL 4330, da terceirização;
– Reforma Agrária.

Fonte: Adufes