Professor Carcanholo: “se existe alguma natureza humana essa é a rebeldia”

A frase, dita pelo professor Reinaldo Carcanholo em sala de aula, foi lembrada com emoção por uma de suas alunas durante a solenidade póstuma realizada na sede da Adufes.  O evento reuniu a comunidade acadêmica e integrantes de vários movimentos sociais e populares, na noite dessa quarta-feira, 28.

No mesmo dia foi lançado na Ufes, o livro de autoria de Carcanholo “Capital: Essência e aparência” (vol.II). O professor Reinaldo Carcanholo faleceu no dia 30 de maio. Para a aluna do PET em Economia da Ufes, Aline Faé, Carcanholo sempre valorizou a formação para a vida. “Educador e militante das transformações sociais, o professor Reinaldo será lembrado como um homem que uniu a vida prática com a teórica foi, assim, um profissional de ação e pensamento. E que nos fez perceber o mundo além das aparências”, lembrou a aluna.

Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, Reinaldo Carcanho deixou marcas nas lutas dos trabalhadores. “Sua presença foi marcante em todas as lutas, às quais imprimiu uma marca de compromisso radical com os trabalhadores e por isso será sempre lembrado”, disse Rocha.

Capital: essência e aparência (vol.II).O livro de autoria de Carcanholo é o segundo volume da série “Capital: Essência e Aparência” e, nele, Reinado faz menção ao terceiro volume da obra “O Capital”, série de livros de Karl Marx. Durante o lançamento do livro o professor de Departamento de Economia da Ufes, Maurício Sabadini, destacou que há diferenças fundamentais entre o primeiro e o segundo volumes.

 “No primeiro, tratava-se de introduzir o leitor no estudo de aspectos fundamentais da teoria marxista do valor, incluindo as categorias de capital e mais-valia. No segundo volume, a leitura de algumas de suas partes pressupõe algum conhecimento prévio da teoria econômica de Marx, facilitada pelos capítulos do primeiro volume”, salientou Sabadini.

O livro é uma publicação da Editora Expressão Popular.

Fonte: Adufes