Adufes repudia ação da Polícia Militar ao espaço da Ufes no dia 7 de setembro de 2013

Nota de Repúdio

A Associação dos Docentes da UFES (Adufes) vêm a público manifestar a indignação dos professores pelo desrespeito da Polícia Militar do ES ao espaço da Universidade Federal do Espírito Santo no dia 7 de setembro de 2013, dia em que se comemora a independência do Brasil. Nesse dia, por ocasião de uma manifestação popular com presença de estudantes desta universidade, a tropa de choque da PM bloqueou ruas, efetuou prisões e coagiu os manifestantes a recuarem para o interior da UFES.

Com os manifestantes, em número reduzido, já no interior da UFES, a polícia, sem nenhuma razão evidente, lançou inúmeras bombas de gás nas dependências desta universidade e disparou tiros de balas de borracha nos que já se encontravam atrás da cerca que separa a UFES da Av. Fernando Ferrari e que não representavam ameaça. Todos esses episódios estão registrados em fotos e vídeos disponíveisna Internet. Esses vídeos e fotos mostram o pátio interno da universidade tomado por fumaça de gás lacrimogêneo de várias bombas e nas gravações pode-se escutar estampidos de tiros e explosões.

Essas imagens e sons nos fazem lamentar profundamente, pois recordam momentos obscuros da história recente em que as universidades eram vistas como uma ameaça pelo Poder.

A ADUFES entende que o espaço universitário e o ambiente acadêmico não podem ser tratados como palco de ação policial e que a força repressiva do Estado deve ser reservada exclusivamente para a prevenção e combate à criminalidade, corrupção e atentados à vida humana.

Exigimos do Governo do Estado, a quem cabe o comando da PM, uma justificativa por essa agressão ao nosso ambiente de trabalho e estudo em um momento de vigência do Estado Democrático de Direito e a punição dos responsáveis, caso não tenha havido autorização do Poder Executivo para essa ação.

Esperamos que a Administração Central da UFES, por meio do magnífico reitor Reinaldo Centoducatte, venha a público também repudiar essa agressão e defender a nossa universidade, que é um dos pilares da construção do conhecimento livre e cidadão de nossa sociedade.

A universidade não pode se omitir ao ser atacada, pois nosso silêncio pode representar uma autorização para passos mais abusivos.

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Adufes Seção Sindical Andes-SN.

 

*Assita aos vídeos (1 e 2) e veja as fotos –  ação da Polícia Militar ao espaço da Ufes –  7/09/2013.

 

Fonte: Adufes