III Encontro Nacional reforça a importância da Comunicação na luta do ANDES-SN

Diretores nacionais e das Seções Sindicais do ANDES-SN, especialmente os que atuam com Comunicação, jornalistas e professores da área estarão reunidos na próxima semana em Brasília, no III Encontro Nacional de Comunicação do ANDES-SN. De 4 a 6 de outubro, serão discutidas questões relacionadas ao Plano de Comunicação e aperfeiçoamento da Comunicação no âmbito do Sindicato Nacional e das Seções, além da importância da democratização das comunicações, o papel da imprensa sindical na luta de classes, entre outros temas.  
 
“É preciso compreender a importância da Comunicação para um sindicato nacional classista como é o ANDES-SN, e que a integração entre a Direção e os setores competentes, com formação especializada no assunto, é imprescindível para obter-se o funcionamento adequado, como mútuo aprendizado constante para atingir com mais eficácia os objetivos”, afirma o 1º vice-presidente do ANDES-SN e encarregado de Imprensa, Luiz Henrique Schuch.

O 1º vice-presidente da Regional Norte 2 do ANDES-SN e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes (GTCA), José Queiroz Carneiro, ressalta a importância da presença de representantes das Seções Sindicais no Encontro. “O ANDES-SN acredita na importância da Comunicação e fomenta a participação mais ampla das Seções. Estamos com uma boa expectativa por conta do retorno que temos recebido das pesquisas das Seções Sindicais, e acreditamos em um quórum qualificado e ampliado para as discussões”.
 
Carneiro explica que o Encontro abordará a Comunicação sobre dois aspectos, interno e externo. “Discutiremos tanto questões como a luta pela democratização das comunicações quanto aspectos internos relacionados ao aperfeiçoamento da Comunicação do Sindicato Nacional e à articulação com as Seções Sindicais”, explica. 
 
Programação
Na tarde que antecede a abertura do Encontro, no dia 4, será realizada a Oficina Uso das Mídias Sociais. A abertura abordará o tema “Disputa de hegemonia: papel da imprensa sindical na luta de classes”. No sábado (5), haverá debates sobre “O Projeto de Lei de Iniciativa Popular para democratização da mídia e os reflexos na cobertura sobre Educação e Saúde”; “Relação da imprensa sindical com a grande mídia na cobertura das lutas sociais: relato de experiências sobre a cobertura das greves de 2012 e do levante de junho”; e “estrutura e funcionamento da Comunicação do ANDES-SN: implementação do Plano Geral”.
 
No domingo (6), serão apresentadas as propostas formuladas nos encontros regionais – em Ponta Grossa (PR), Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) – e nos painéis do dia anterior. 
A programação e outras informações sobre o Encontro foram divulgadas por meio da circular nº 174/2013, enviada no dia 11 de setembro (confira o documento).

 

Fonte: ANDES-SN