Boleto Unimed com reajuste tem vencimento nesta terça-feira, 10

Atenção associados da Adufes: informamos que já foram enviados para a residência dos usuários do Plano de Saúde Unimed os boletos com reajuste. O documento é referente ao mês de setembro de 2013, que segue, ainda, com um retroativo de julho deste ano. O prazo de pagamento do boleto é dia 10/09, terça-feira.

Caso não tenha recebido o título de cobrança em casa até dois dias antes da data do vencimento, o docente pode obter uma segunda via do documento junto à Adufes. A solicitação pode ser feita pelo email secretaria@adufes.org.br, ou pelo telefone 3335-2717. Qualquer dúvida entre em contato com a entidade. O sindicato funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 18 horas.

Reajuste. Desde 16/08, que a Adufes vem informando os associados – seja por meio do site, das redes sociais e boletim eletrônico –  sobre os acréscimos de 29,19% e 59,68% nos Contratos Uniplam e Vitoriamed e que se referem ao período de julho de 2013 e julho de 2014. Como o reajuste é retroativo ao mês de julho, no boleto de setembro está incluída a diferença de julho, relativa ao mesmo percentual, o que totaliza 58,38% e 119,36%.

assembleia adufesDurante a assembleia geral em 21/08, os professores consideraram um equívoco a justiça modificar a Decisão que impedia a Unimed de aplicar índices acima dos autorizados pela ANS. Depois de muito debater, decidiram que, a exemplo de 2011 e 2012, não aceitarão o reajuste de 2013 sem reagir. A plenária reafirmou a decisão de continuar questionando os reajustes, por considerá-los abusivos.

Engodo: Unimed não abre as contas
Desde 2011 que a Adufes vem questionando os reajustes solicitados pela Unimed. Em todas as negociações, a operadora resistiu em apresentar todas as planilhas solicitadas pelo sindicato e que esclareceriam porque os índices são insustentáveis. Diante do impasse, a Unimed ameaçou suspender os contratos que há anos vem mantendo com a Adufes.

Diante da posição arbitrária por parte da Operadora, o sindicato buscou a Justiça para garantir reajustes mais acessíveis para toda a categoria e a manutenção dos contratos. Decisão liminar favorável aos docentes proibiu a Unimed de rescindir o contrato, inclusive sob pena de alta multa diária.

Já em 2012, a Unimed não procurou a Adufes para negociar o percentual de reajuste. Depois de muitas cobranças, a Unimed se pronunciou querendo 32,51% de reajuste para o Uniplan e 23,40% para o Vitoriamed. A Adufes solicitou, então, documentos detalhados que justificassem os índices, o que não ocorreu. 

Em 2013, ocorreram audiências de conciliação, mas a Unimed continuou fugindo do diálogo. Isso ocorreu até mesmo quando o juiz conciliador determinou que a Unimed apresentasse documentos que permitissem a Adufes levantar as condições do plano. Tudo foi registrado em ata e, mesmo assim, descumprido.

 

Os professores não aceitam que a Unimed decida sozinha os percentuais de aumentos. Assim, a Adufes continua no aguardo de uma decisão judicial que defina quais os verdadeiros índices a serem aplicados aos contratos.

 

Fonte: Adufes