Boleto da Unimed já foi enviado para os associados

Informamos aos associados que os boletos do plano saúde Unimed com vencimento nesta quinta-feira, 10, já foram enviados pelos Correios para as residências dos docentes. No entanto, temendo contratempos por causa da greve dos funcionários dos Correios, o sindicato optou por enviar outra via da mesma cobrança para os associados. Para isso, a Adufes contratou uma empresa terceirizada para fazer o serviço. 

Desta forma, caso o professor receba em casa as duas vias da cobrança (uma enviada pela CEF e outra pela Adufes) deve pagar apenas uma. No boleto de outubro está embutido o índice de reajuste anual das mensalidades mais o valor retroativo de agosto.

Os índices de reajustes autorizados pela Justiça nos contratos da Unimed são: 29,19% para Uniplan e  59,68% para o Vitoriamed, estando incluído aí o percentual de 9,04% fixado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais. Assim que a mensalidade é paga pelo associado, a Adufes faz o repasse dos 9,04% diretamente para a Unimed. O restante dos valores é depositado em uma conta judicial e da mesma forma isso é feito pela própria Adufes. E esse procedimento vai ocorrer até que seja solucionado o impasse entre o plano de saúde e o sindicato.

É importante que o associado faça o pagamento em dia das mensalidades a fim de evitar o cancelamento do plano. A Adufes orienta a todos que, em caso de dúvidas ou de não recebimento do boleto de outubro (seja a 1ª ou a 2ª via), que entre em contato com o sindicato através do telefone 3335-2717.

Vale lembrar que no mês passado, a base de cálculo da mensalidade com ocorreu da mesma forma: como o reajuste é retroativo ao mês de julho, o boleto incluiu o percentual anual (29,19% ou 59,68%, conforme o tipo de plano) mais o valor correspondente ao retroativo. Mas a partir do próximo mês (novembro/2013), os boletos serão emitidos apenas com o índice de reajuste anual, sem mais retroativos.

Os valores que estão sendo depositados em Juízo, de acordo com a Assessoria Jurídica do sindicato, garantem aos docentes/usuários dos planos Uniplan e Vitoriamed o ressarcimento futuro de valores pagos a mais, em caso de constatação de aumento indevido.