17 de outubro é dia de mobilização nacional contra os leilões

A CSP-Conlutas, demais entidades sindicais e do movimento popular e estudantil convocam para mais um dia nacional de mobilização na próxima quinta-feira (17), quatro dias antes do leilão de Libra. A Central ressalta que é preciso lutar para impedir que o governo federal cometa esse crime contra o povo brasileiro.

O leilão do campo de Libra está marcado para 21 de outubro, segunda-feira, e será a maior privatização já vista no país, caso aconteça. O governo justifica que o dinheiro arrecadado no leilão é para fazer caixa a fim de pagar juros e amortizações da dívida pública. Ou seja, além de entregar o petróleo para as multinacionais, nenhum centavo ficará para o povo. Tudo irá para os bancos, os mesmos donos das multinacionais petrolíferas que estão levando embora as riquezas do nosso subsolo. O atual governo não só deu continuidade à política de privatização, mas, ao assumir, entregou mais blocos de petróleo que FHC em oito anos.

As ofertas do patrimônio público do Brasil são lançadas no balcão do banco Goldman Sachs para duas famílias de banqueiros – Rockefeller e Rothschild -, os mesmos donos das maiores Big Oil que possuem interesse no pré-sal. O mais chocante é que os financiamentos das compras realizadas pelo setor privado internacional, inclusive do campo colossal de Libra, devem ser feitas pelos bancos públicos do Brasil, principalmente o BNDES. 
 
As multinacionais estão entrando neste negócio sem risco nenhum. Qualquer poço que furar na área do pré-sal terá petróleo, e a União ainda terá que ressarcir os custos que essas empresas tiveram para perfurar o poço. Está claro que o governo brasileiro compromete o futuro do país e do seu povo para defender os interesses dessas grandes empresas. 
 
“Por isso todo esforço e energia do Sindipetro AL/SE e do Comitê Contra os Leilões do Petróleo estão direcionados nesse momento para barrar o leilão de Libra. Vamos no dia 17 de outubro construir outra grande mobilização nacional”, afirma a CSP-Conlutas.

* Com edição do ANDES-SN

Fonte: CPS-Conlutas