Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado com atividades lúdicas na Ufes

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde, que congrega várias entidades entre elas a Adufes, participa de evento nesta quinta-feira, 10, a partir de 13 horas, em frente ao Teatro Universitário, campus de Goiabeiras, em Vitória.

Nesta quinta-feira, 10, é celebrado o dia Mundial da Saúde Mental. Para marcar a data, o Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, que é um movimento social constituído por usuários, familiares, trabalhadores e estudantes, promove uma série de atividades artísticas e culturais no campus de Goiabeiras/Ufes, em Vitória.  

A proposta do evento é mesclar lazer e cultura com as discussões sobre saúde mental como fator que não impossibilita a vida em sociedade. Além de desmitificar os preconceitos acerca das pessoas que sofrem com transtornos mentais, a atividade visa mostrar a situação dos serviços e tratamentos hoje disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

Cuidar sim, excluir não
 “Lutamos por uma sociedade sem manicômios, porque ‘manicômio não cura, manicômio tortura’, diz o panfleto distribuído pelo Núcleo Estadual da Luta Antimanicomial, Fórum Capixaba em Defesa da Saúde e Sintufes. Com o título Qual o Futuro que Queremos? O manifesto lembra que uma sociedade justa é aquela em que todos tenham condições dignas, onde não seja normal que alguém viva pior só porque sofre de transtornos mentais.

 “O problema não está na loucura, mas na forma manicomial como tratamos dela hoje”, diz o manifesto.  O documento lembra ainda que está na lei a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS-, com diversos serviços para atender à população, mas os investimentos dos municípios, estado e União têm sido poucos.  As entidades que compõem o movimento denunciam, ainda, maus tratos, mortes em instituições asilares ainda em funcionamento no Espírito Santo. Caso da Clínica Santa Isabel, em Cachoeiro de Itapemirim, e o HEAC (antigo Hospital Adalto Botelho, em Cariacica).

O movimento opõe-se também ao Programa do Governo do Estado denominado de “Rede Abraço”, considerado como um projeto eleitoreiro e que facilita internações de usuários de drogas em comunidades terapêuticas, em detrimento a outras formas de atendimento previstas em lei.

Dia Mundial da Saúde Mental
O Dia Mundial da Saúde Mental é comemorado no dia 10 de outubro desde 1992. Todos os anos, a Federação Mundial de Saúde Mental escolhe um tema, que em 2013 é: Saúde Mental e adultos mais velhos. A intenção da comemoração é colocar temas da saúde mental nas agendas dos governos.

A data foi estabelecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar a forma com a sociedade vê as pessoas com doenças mentais. De acordo com a ONU, no mundo há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.

Leia o Manifesto “Qual o Futuro que Queremos”?

 

Fonte: Adufes