Por eleição direta para reitor, alunos da USP entram em greve e ocupam reitoria

 

Os estudantes da Universidade de São Paulo (USP) deflagraram greve nesta terça-feira (1) e decidiram ocupar o prédio da reitoria por tempo indeterminado para exigir a realização de um debate democrático sobre a estrutura de poder e as eleições para reitor com toda a comunidade universitária. A deliberação foi tomada em assembleia na noite de terça, que contou com a presença de mais de mil alunos da instituição.

O movimento reivindica o fim da lista tríplice, eleição direta e paritária para reitor, e a paridade na composição de todos os conselhos da universidade. Nesta terça serão realizadas assembleias nos cursos da USP, para o enraizamento da greve na universidade, e quinta-feira (3) uma nova assembleia geral.

Ato pela democratização
Estudantes, funcionários e professores paralisaram as aulas e realizaram um ato em frente à reitoria por volta das 13h de terça, onde o Conselho Universitário da USP estava reunido para discutir a democratização das estruturas da universidade, como as regras para eleição de reitor, composição dos conselhos e lista tríplice. 

Os sindicatos dos docentes (Adusp – SSind) e  dos funcionários (Sintusp), junto com o Diretório Central dos Estudantes (DCE), por meio um protocolo, tentaram acompanhar as discussões no Conselho e solicitar que a audiência fosse aberta. O pedido das entidades foi recusado e a reunião realizada com portas fechadas. Representantes dos funcionários no Conselho, sequer puderam retornar a reunião depois que deixaram a sessão por alguns minutos. Diante destes episódios, os estudantes resolveram ocupar a reitoria. 

Segundo informações do DCE, os representantes discentes no Conselho Universitário já protocolaram uma proposta exigindo o cancelamento imediato da sessão do Conselho de 1 de outubro, a convocatória imediata de uma nova reunião do Conselho, dessa vez aberta a todos, e a convocação de um plebiscito oficial da Universidade a respeito das eleições diretas na USP.

O atual reitor da USP, João Grandino Rodas foi escolhido em 2009 pelo então governador José Serra (PSDB), mesmo sem ser o líder de votos da lista tríplice. O mandato de Rodas termina em 25 de janeiro do próximo ano.

* Fotos: Leandro Neiva / G1

Fonte: ANDES-SN