Fórum Capixaba em Defesa da Saúde participa de debate sobre atendimento hospitalar, hoje, na Serra

 

A reunião pública será logo mais, às 19h30, no Clube da Boa Convivência de Laranjeiras, ao lado do Centro Comunitário, no bairro Laranjeiras, na Serra.

Os serviços públicos oferecidos à população nos hospitais Dório Silva e Jayme dos Santos Neves serão tema de debate nesta quarta-feira, 06, e o Fórum Capixaba em Defesa da Saúde Pública aproveitará o evento para alertar à população sobre o processo de privatização em curso nos serviços de saúde do Estado.

A audiência pública, de acordo com o convite, contará com a presença do secretário estadual de saúde, Tadeu Marino, entre outras autoridades. “Vamos estar lá para colocar nossos posicionamentos sobre mais esta tentativa de privatizar a saúde no Espírito Santo. Há um risco de transferência do Dório Silva para o Jaime dos Santos Neves que, apesar de ser um hospital estadual, possui a gestão privatizada”, ressalta José Anezio Fernandes, integrante do Fórum Capixaba em Defesa da Saúde.

reduzida jose anezio 06 11 13 1José Anezio lembra que a Serra é o município que mais cresce no Estado e, portanto, o governo não pode inaugurar um hospital e manter outro com atendimento restrito. “Precisamos é de muito mais leitos. Não queremos EBSERH no Hospital das Clínicas (Hucam), nem a terceirização do Hospital São Lucas e muito menos a transferência do Dório Silva para o Jayme Santos Neves ou até mesmo que o Dório Silva permaneça funcionando, mas abandonado”, ressalta o integrante do Fórum.

Na avaliação da entidade, o modelo de gestão das Organizações Sociais (OSs) tem a intenção de relativizar os instrumentos de controle da gestão pública, que são os concursos e as licitações. No dia 05/12, inclusive, o Fórum realiza uma Assembleia  Popular de Saúde  que vai discutir a política de privatização no Estado. O evento será realizado às 18 horas, na sede do Sindicato dos Bancários, no Centro de Vitória.

O Fórum Capixaba em Defesa da Saúde, vale lembrar, é um espaço de luta contra a privatização dos serviços públicos e a precarização do trabalho nas unidades de saúde. Congrega várias entidades, entre elas a Adufes, além de trabalhadores da saúde, movimentos sociais e outros sindicatos.

 

Fonte: Adufes